Um "site", um livro, uma revista
Se um dos problemas estruturais de Portugal está na fraca produtividade, então há conselhos que estão disponíveis na Internet que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar o seu desempenho
Um "site"
Melhorar a produtividade
![]() | ![]() No blogue de Steve Pavlina, em www.stevepavlina.com, encontre 33 conselhos para melhorar a sua produtividade. |

No blogue de Steve Pavlina, em www.stevepavlina.com, encontre 33 conselhos para melhorar a sua produtividade.
Se um dos problemas estruturais de Portugal está na fraca produtividade, então há conselhos que estão disponíveis na internet que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar o seu desempenho. É o que sucede com o blogue de Steve Pavlina, localizado no endereço www.stevepavlina.com.
O "post" que vem ao caso foi publicado em 2007 mas, quatro anos depois, o seu conteúdo mantém-se plenamente actual. A primeira parte do texto tem matéria de sobra para análise e reflexão. É constituída por 33 conselhos que, uma vez aplicados por quem pretenda fazer progressos na sua "performance" profissional, podem produzir resultados práticos.
O autor começa por afirmar que uma das melhores formas de aumentar a produtividade é começar por "apagar" as tarefas que não são realmente indispensáveis. É uma forma de eliminar o supérfluo, onde se podem incluir algumas rotinas, e aumentar a eficiência.
Pavlina sugere, também, que se fixem objectivos diários com o objectivo de eliminar focos de distracção. "Decida o que vai fazer amanhã e, depois, faça-o", diz o autor do blogue. Outro conselho: execute, primeiro, as tarefas de que gosta menos, em vez de as adiar porque isto dará o tom para um dia mais produtivo.
Um Livro
Contra a intuição, pela experiência
![]() | ![]() Dan Ariely teoriza sobre os benefícios inesperados de desafiar a lógica em casa e no trabalho. O livro é editado pela Lua de Papel. |

Dan Ariely teoriza sobre os benefícios inesperados de desafiar a lógica em casa e no trabalho. O livro é editado pela Lua de Papel.
O título do livro "O Lado Bom da Irracionalidade" diz quase tudo sobre os propósitos do seu autor. Dan Ariely chega à conclusão de que os bónus, por exemplo, não melhoram a produtividade. Pelo contrário, quando confrontados com a promessa de uma recompensa o desempenho e diminui. E isso acontece, sustenta Ariely, porque a pressão para conquistar o bónus mina a performance.
Esta irracionalidade do comportamento humano é frequentemente esquecida nota o autor, professor de Psicologia e de Economia na Universidade de Duke. E coloca também em confronto a lógica e a experiência.
"Julgo que é consensual a importância das experiências como um dos melhores meios para aprender o que funciona ou não. (...) Mas surpreende-me que a importância das experiências não tenha um reconhecimento mais alargado, sobretudo quando é preciso tomar decisões económicas ou políticas de relevância. Com franqueza, espanto-me muitas vezes com a audácia das presunções de empresários e políticos, aliada à crença aparentemente ilimitada de que a sua intuição está correcta", escreve Ariely.
Partindo desta perspectiva, o livro oferece um conjunto de pistas sobre o que verdadeiramente motiva no trabalho.
Uma Revista
Informação obrigatória
![]() | ![]() A Exame PME explica como é o que os empreendedores podem melhorar a comunicação com os seus funcionários. Todos ganham com essa estratégia. |

A Exame PME explica como é o que os empreendedores podem melhorar a comunicação com os seus funcionários. Todos ganham com essa estratégia.
A informação tem que fluir. Não apenas para fora, mas dentro da própria empresa. A revista brasileira "Exame PME" foi ouvir a opinião dos empreendedores do país e chegou à conclusão que os meios impressos são o instrumento mais utilizado por estes para comunicarem com os seus funcionários. Esta preferência resulta do facto de, no Brasil, o acesso ao "e- -mail" não estar ainda generalizado.
Abstraindo esta especificação, fica o conceito geral. "Tem empreendedor que considera a comunicação interna um gasto desnecessário", afirma Carlos Fugazoll Pimenta, líder da Intech Engenharia. "Para mim é um investimento que gera retorno". Fábio Bouéri, especialista em comunicação corporativa, reforça esta ideia. "Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha", mais fácil é motivá-lo e melhores são os resultados que entrega.
Sérgio Santos, presidente da Orizon, uma empresa de serviços na área de planos de saúde foi mais longe no raciocínio: a imagem que os funcionários têm de onde trabalham ajuda a formar a imagem externa da companhia. Por isso, Sérgio Santos decidiu envolver os funcionários nas acções internas de comunicação. Os caminhos são múltiplos. A informação obrigatória.
Mais lidas