pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", um livro, uma revista

Se um dos problemas estruturais de Portugal está na fraca produtividade, então há conselhos que estão disponíveis na Internet que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar o seu desempenho

14 de Abril de 2011 às 10:09

Um "site"

Melhorar a produtividade

No blogue de Steve Pavlina, em www.stevepavlina.com, encontre 33 conselhos para melhorar a sua produtividade.

No blogue de Steve Pavlina, em www.stevepavlina.com, encontre 33 conselhos para melhorar a sua produtividade.

Se um dos problemas estruturais de Portugal está na fraca produtividade, então há conselhos que estão disponíveis na internet que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar o seu desempenho. É o que sucede com o blogue de Steve Pavlina, localizado no endereço www.stevepavlina.com.

O "post" que vem ao caso foi publicado em 2007 mas, quatro anos depois, o seu conteúdo mantém-se plenamente actual. A primeira parte do texto tem matéria de sobra para análise e reflexão. É constituída por 33 conselhos que, uma vez aplicados por quem pretenda fazer progressos na sua "performance" profissional, podem produzir resultados práticos.

O autor começa por afirmar que uma das melhores formas de aumentar a produtividade é começar por "apagar" as tarefas que não são realmente indispensáveis. É uma forma de eliminar o supérfluo, onde se podem incluir algumas rotinas, e aumentar a eficiência.

Pavlina sugere, também, que se fixem objectivos diários com o objectivo de eliminar focos de distracção. "Decida o que vai fazer amanhã e, depois, faça-o", diz o autor do blogue. Outro conselho: execute, primeiro, as tarefas de que gosta menos, em vez de as adiar porque isto dará o tom para um dia mais produtivo.

Um Livro

Contra a intuição, pela experiência

Dan Ariely teoriza sobre os benefícios inesperados de desafiar a lógica em casa e no trabalho. O livro é editado pela Lua de Papel.

Dan Ariely teoriza sobre os benefícios inesperados de desafiar a lógica em casa e no trabalho. O livro é editado pela Lua de Papel.

O título do livro "O Lado Bom da Irracionalidade" diz quase tudo sobre os propósitos do seu autor. Dan Ariely chega à conclusão de que os bónus, por exemplo, não melhoram a produtividade. Pelo contrário, quando confrontados com a promessa de uma recompensa o desempenho e diminui. E isso acontece, sustenta Ariely, porque a pressão para conquistar o bónus mina a performance.

Esta irracionalidade do comportamento humano é frequentemente esquecida nota o autor, professor de Psicologia e de Economia na Universidade de Duke. E coloca também em confronto a lógica e a experiência.

"Julgo que é consensual a importância das experiências como um dos melhores meios para aprender o que funciona ou não. (...) Mas surpreende-me que a importância das experiências não tenha um reconhecimento mais alargado, sobretudo quando é preciso tomar decisões económicas ou políticas de relevância. Com franqueza, espanto-me muitas vezes com a audácia das presunções de empresários e políticos, aliada à crença aparentemente ilimitada de que a sua intuição está correcta", escreve Ariely.

Partindo desta perspectiva, o livro oferece um conjunto de pistas sobre o que verdadeiramente motiva no trabalho.

Uma Revista

Informação obrigatória

A Exame PME explica como é o que os empreendedores podem melhorar a comunicação com os seus funcionários. Todos ganham com essa estratégia.

A Exame PME explica como é o que os empreendedores podem melhorar a comunicação com os seus funcionários. Todos ganham com essa estratégia.

A informação tem que fluir. Não apenas para fora, mas dentro da própria empresa. A revista brasileira "Exame PME" foi ouvir a opinião dos empreendedores do país e chegou à conclusão que os meios impressos são o instrumento mais utilizado por estes para comunicarem com os seus funcionários. Esta preferência resulta do facto de, no Brasil, o acesso ao "e- -mail" não estar ainda generalizado.

Abstraindo esta especificação, fica o conceito geral. "Tem empreendedor que considera a comunicação interna um gasto desnecessário", afirma Carlos Fugazoll Pimenta, líder da Intech Engenharia. "Para mim é um investimento que gera retorno". Fábio Bouéri, especialista em comunicação corporativa, reforça esta ideia. "Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha", mais fácil é motivá-lo e melhores são os resultados que entrega.

Sérgio Santos, presidente da Orizon, uma empresa de serviços na área de planos de saúde foi mais longe no raciocínio: a imagem que os funcionários têm de onde trabalham ajuda a formar a imagem externa da companhia. Por isso, Sérgio Santos decidiu envolver os funcionários nas acções internas de comunicação. Os caminhos são múltiplos. A informação obrigatória.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio