pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", um livro, uma revista

As boas ideias surgem com um café? A pergunta fica sem resposta, mas os frequentadores do www.businessownersideacafe.com, consideram que este lhes desperta a veia criativa. O site dispõe de uma área, baptizada de Cyber-Schmooze, onde...

21 de Maio de 2009 às 14:18

Um "site"

Uma ideia e um café


O IdeaCafe tem entrevistas a empreendedores e uma rede social chamada CyberSchmooze.



O IdeaCafe tem entrevistas a empreendedores e uma rede social chamada CyberSchmooze.

As boas ideias surgem com um café? A pergunta fica sem resposta, mas os frequentadores do www.businessownersideacafe.com, consideram que este lhes desperta a veia criativa. O site dispõe de uma área, baptizada de Cyber-Schmooze, onde os empreendedores trocam experiências, permitindo-lhes afinar estratégias e descobrir novas abordagens. "Gosto de responder às questões das pessoas. Está na minha natureza ajudar e, ao mesmo tempo, ajudar a fazer crescer uma 'network'", afirma Daniel La Bate, empreendedor e frequentador assíduo do IdeaCafe.

Além desta rede social, virada para o negócio, o site tem um espaço onde os empreendedores contam a sua história. Como o referido Daniel La Bate, sócio de uma empresa que oferece serviços de webdesign. Trata-se de um espaço singular, onde os empresários respondem a perguntas como o pior e o melhor do seu negócio, mas onde também se fica a saber qual o prato favorito ou o nome do animal de estimação. Daniel odeia a contabilidade, diz o facto de ser empreendedor lhe permite levar o filho de cinco meses para o trabalho, gosta de galinha parmigiana e tem um cã chamado Nacho. Empreendedorismo de rosto humano, pois então. Boa visita.

Um livro

Problemas globais, políticas globais


"Common Wealth, Um Novo Modelo para a Economia Mundial", de Jeffrey Sachs, é editado pela Casa das Letras e tem 389 páginas.

Jeffrey Sachs é considerado um dos economistas mais influentes do Mundo. É, actualmente, assessor do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e autor de um dos livros mais importantes dos últimos anos sobre estratégias de combate à pobreza global, "O Fim da Pobreza". Director do Earth Institute, Sachs tem produzido muita reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, propondo novas abordagens para que as populações mundiais possam beneficiar do aumento da prosperidade a nível global.

É a este tema que dedica o o livro que lançou no ano passado e que agora chega ao mercado nacional em versão traduzida. Quem tenha a expectativa de encontrar nesta obra de Jeffrey Sachs apenas a mais recente proposta teórica no domínio da ciência económica para um novo modelo de desenvolvimento, poderá ficar desiludido.

"Common Wealth" é, sobretudo, a visão de Sachs para novas políticas que consigam lidar com um planeta habitado por mais de seis mil milhões de pessoas, ameaçado pela fome, por problemas ambientais e pela possibilidade real de pandemias globais, como sucede agora com o vírus da Gripe A. O autor não se limita a fazer o diagnóstico mas apresenta as suas propostas.

Uma revista

O "ranking" da criatividade


Conheça as 100 pessoas mais criativas no mundo empresarial, de acordo com a selecção efectuada pelos editores da "Fast Company", na edição de Junho da revista.

Não há critérios quando se trata de avaliar a criatividade, dizem os editores da "Fast Company", para explicarem as dificuldades que encontraram quando decidiram elaborar a lista das cem pessoas mais criativas nos negócios. O tema é o prato forte da mais recente edição da revista norte-americana, mas os nomes dos laureados podem ser encontrados, também, no "site" em www.fastcompany.com/magazine.

Jonathan Ive, vice-presidente da Apple para o "design" industrial, lidera a classificação, com argumentos tão fortes no seu currículo como i Mac, o iPod ou o mais recente iPhone. Esta escolha pode não surpreender, mas também parece relativamente pacífica. O nome que se segue é susceptível de gerar mais discussão. Pertence a Melinda Gates, mulher do fundador da Microsoft, que, com o marido, reparte responsabilidades na gestão da Melinda & Bill Gates Foundation. A revista aponta a sua determinação na busca de soluções para apoiar as mais diferentes causas como justificação para o lugar com que a distingue.

Shai Agassi, líder executivo da Better World, assegura o derradeiro lugar do pódio, com Reed Hastings colocado na quarta posição. Hastings encontrou uma nova fórmula de funcionamento para um vídeo clube sem lojas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio