pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

e-goi - Muitos canais, uma solução

A única plataforma multicanal que permite interligar SMS, "e-mail", voz e redes sociais, chama-se e-goi. É portuguesa e nasceu para servir o marketing.

13 de Outubro de 2011 às 10:43

O criador da e-goi, nome da empresa e da "única plataforma de 'marketing' multicanal,no mundo, a conjugar todos estes canais de comunicação sincronizados", acredita que a sua oferta "poupa custos e maximiza o retorno do investimento da estratégia de 'marketing' das empresas".

A e-goi tem clientes em vários sectores de actividade, como a HPP Saúde, Media Capital ou Sephora Portugal (cadeia de perfumaria do grupo LVMH), está localizada em Matosinhos e conta, actualmente, com 14 trabalhadores.

Dez anos de trabalho

A plataforma e-goi nasceu da necessidade que Miguel Gonçalves, de 34 anos, sentia na sua empresa de "marketing "digital - a Maxideia. "Na gestão da comunicação digital de clientes da Maxideia detectou-se que o mercado não tinha nenhuma solução que nos satisfizesse, por isso fomos desenvolvendo a nossa própria solução", conta o empreendedor, com formação na área da engenharia de computadores e de gestão de marketing.

Como nasceu no interior de uma agência de comunicação digital, com dez anos de actividade, o projecto e-goi tirou partido do conhecimento técnico, de mercado e dos meios humanos que já existiam.

Totalmente auto-financiado, o produto foi sendo desenvolvido ao longo de uma década. Esta plataforma de "marketing" multicanal, desenvolvida para a gestão da comunicação relacional (ver caixa), está desde 2008 - ano em que a marca e-goi surge -, em "constante desenvolvimento". Daí as redes sociais serem agora outro canal disponível para comunicar nas campanhas.

Internacionalizar, um verbo difícil

Actualmente casado e com uma filha de dois anos, o empreendedor lembra que na fase inicial da empresa foi "importante ter total disponibilidade e total dedicação ao projecto". Dedicou-se a tempo inteiro e hoje, com o volume de negócios a crescer anualmente acima de 30 por cento, o empreendedor confessa que a dúvida sobre se o crescimento da empresa "será suficientemente interessante" é menor mas ainda lhe paira na cabeça.

Ao contrário de outros empreendedores, Miguel Gonçalves não se queixa do financiamento. A gestão de recursos humanos tem sido bastante mais difícil. Também a desejada internacionalização é "sempre mais complicada do que possa aparecer no início".

O verbo internacionalizar nem sempre é fácil de conjugar no futuro. Conseguir espetar um pionés noutro país do mapa mundo, marcando o início de uma operação, é um esforço muito exigente mas, no espaço de um ano, o empreendedor tem como objectivo que a expansão para os mercados europeu, América do Sul, e países de língua oficial portuguesa seja uma realidade.

Miguel Gonçalves sabe que a competição pelo orçamento de "marketing" nas empresas é dura, mas os argumentos que pretende apresentar nos mercados externos - "ser um produto único, com qualidade, acessível e flexível na utilização, um a condição essencial para as PME, adaptado ao mercado e com um preço competitivo" - serão os mesmos que tem usado no mercado nacional, com resultados que, afirma, têm cumprido os objectivos de crescimento.

Bilhete de identidade

Nome e-goi - plataforma de "marketing" multicanal

Actividade Criar e enviar campanhas de "marketing" relacional

Início da actividade 2008

Postos de trabalho 14

Site www.e-goi.pt

Campanhas para todos os gostos

Maria fez anos há uns dias, recebeu os parabéns por "e-mail" e um presente da perfumaria de que é cliente: 20% de desconto nos seus produtos. Como, entretanto, se esqueceu, deu-lhe jeito receber um SMS a lembrá-la do desconto. Este é um exemplo de interligação de canais numa campanha com base no perfil do público-alvo e lançada, automaticamente, num momento vantajoso: o do aniversário. Pedro, que é do Porto mas está de férias de Verão no Algarve, recebeu por "mail" uma "newsletter" sobre o jogo da selecção nacional que vai decorrer em Faro. Uns minutos depois, Cristiano Ronaldo, numa mensagem automática de voz, telefona a convidá-lo para o jogo. Joana não gosta de futebol mas está radiante porque pode partilhar a promoção do novo CD da sua banda preferida com o grupo de amigos. Recebeu uma "newsletter", usou o botão recomendar (as campanhas de "e-mail" têm botões predefinidos no cabeçalho e rodapé) para mandar aos amigos e com o botão das redes sociais enviou-a a todos os seus contactos do Facebook. Fazer crescer rápida e organicamente uma base de dados de subscritores e aumentar a sua eficácia através do passa-palavra e do efeito viral é o objectivo de uma campanha como esta.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio