Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo de Vila Real “engenha” aquisições para faturar 15 milhões

Liderada por Tomás Espírito Santo, a NRV comprou a Elsamex Portugal e a LCW Consult, somando 50 novos postos de trabalho e reforçando a consultora de engenharia nas áreas de hidráulica, geotecnia, pontes e viadutos.

Túnel nas imediações do santuário de Fátima. DR
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 19 de Julho de 2021 às 10:10
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A NRV - Norvia Consultores de Engenharia fechou a aquisição de duas empresas – a Elsamex Portugal e a LCW Consult – que acrescentam 50 trabalhadores e 3,5 milhões de euros ao volume de negócios do grupo de Vila Real, que assim reforça a atuação nas áreas de hidráulica, estruturas especiais (pontes e viadutos) e geotecnia.

 

Fundada em 1987, a consultora de engenharia que tem escritórios em Vila Real, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada, além de subsidiárias e estruturas locais em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Senegal e presença no Médio Oriente, passa a empregar 200 pessoas e estima chegar ao final de 2021 com uma faturação na ordem dos 15 milhões de euros.

 

"Estas aquisições vêm dar continuidade a um percurso de crescimento ao longo de mais de 30 anos num sólido trabalho de equipa. Hoje somos uma referência maior no mercado nacional da consultoria em engenharia e temos uma posição de relevo em áreas críticas que nos permite responder de uma forma abrangente e global aos grandes projetos do futuro próximo", frisa Tomás Espírito Santo, presidente executivo da NRV.

Temos uma posição de relevo em áreas críticas que nos permite responder de uma forma abrangente e global aos grandes projetos do futuro próximo. Tomás Espírito Santo, presidente executivo da NRV



Citado numa nota enviada às redações esta segunda-feira, 19 de julho, sem detalhar o montante destas aquisições, o gestor do grupo nortenho, que diz ter atualmente em curso mais de 300 projetos de engenharia, salienta a relação anterior com estas empresas e o conhecimento mútuo das equipas como "critérios base para [ter considerado] estas oportunidades".

 
O que fazem as novas empresas do grupo?

Apontada como uma empresa de referência no mercado português na área das pontes, obras hidráulicas e barragens, a LCW Consult, com sede em Lisboa, tem no portefólio várias obras de relevo, como é o caso do Viaduto do Corgo, que é o mais alto da Península Ibérica e um dos maiores da Europa.

 

Já a Elsamex Portugal, até agora filial e participada do grupo espanhol especializado em manutenção rodoviária, passa a operar com a marca Geovia. Vai ser totalmente integrada na estrutura dos novos donos, com quem já colaborava nas áreas de geotecnia e de auscultação e monitorização de pavimentos.

200Trabalhadores
O grupo Norvia emprega agora cerca de duas centenas de pessoas nas empresas localizadas em Portugal, Cabo Verde, Senegal, Angola e Moçambique.



Após estas aquisições, no mercado nacional o Grupo Norvia passa a englobar a NRV (empresa-mãe), a NRV Madeira (sede no Funchal), a MSW (obras marítimas e portuárias), a Geovia (geotecnia, fundações especiais e túneis) e a LCW (pontes, obras hidráulicas e barragens). No estrangeiro tem a NRV Cabo Verde (Praia), a NRV Norvia WA (com sede em Dakar, é a base da operação na África Ocidental), a NRV Angola (Luanda) e a NRV Moçambique (Maputo).

 

(Notícia atualizada às 10:20 com mais informações sobre as empresas adquiridas)

Ver comentários
Saber mais engenharia aquisições NRV Vila Real Elsamex Portugal LCW Consult
Outras Notícias