O poder da motivação
O que está por detrás das acções humanas? O que move uma pessoa a actuar de determinada maneira? No fundo, o que queremos com a nossa vida? Todas estas perguntas terão, em última análise, a sua resposta na motivação...
"Gran Torino" e "Quem Quer Ser Milionário" são filmes de que se podem retirar lições de motivação. Saiba porquê.
"Gran Torino" e "Quem Quer Ser Milionário" são filmes de que se podem retirar lições de motivação. Saiba porquê.
O que está por detrás das acções humanas? O que move uma pessoa a actuar de determinada maneira? No fundo, o que queremos com a nossa vida? Todas estas perguntas terão, em última análise, a sua resposta na motivação.
Vale a pena reflectir no poder do factor "motivacional". Porque actuo assim? É importante que cada um se conheça bem. Deve saber identificar os seus pontos fortes para os potenciar e desenvolver, sendo também capaz de reconhecer os seus pontos fracos, para os corrigir e evitar. Esse auto-conhecimento ajudará a pessoa a analisar as experiências do passado, de modo a projectar no futuro metas realistas, ao alcance das suas capacidades e que dêem sentido à sua existência. Estes objectivos que cada um se propõem ou desafios que tem de enfrentar, irão gerar decisões que mais uma vez vão depender da motivação pessoal para serem concretizados.
Indo directamente ao assunto, há duas opções claras: actuar baseado numa motivação intrínseca, procurando acima de tudo o êxito pessoal, sem olhar a meios para chegar aos seus fins, ou então, um actuar alicerçado na motivação extrínseca, procurando resultados que não se esgotem e terminem no autor das acções, mas que se projectem nos outros e perdurem para além do próprio sujeito.
No fundo, as duas hipóteses procuram a realização pessoal, mas só a abertura de si mesmo dá sentido a tantos esforços, planos e estratégias. Se o objectivo se esgota e termina no indivíduo particular, é empobrecedor e mais tarde ou mais cedo se dá conta que está sozinho no seu pedestal. Os dois filmes analisados reflectem a realidade destas "escolhas" pessoais de um modo muito cru. A motivação que guia cada protagonista é um espelho onde nos podemos identificar.
Gran Torino"Gran Torino"
![]() | Realizador: Clint Eastwood Actores: Clint Eastwood; Bee Vang Música: Kyle Eastwood e Michael Stevens Duração: 116 min. Ano: 2008 |
Actores: Clint Eastwood; Bee Vang
Música: Kyle Eastwood e Michael Stevens
Duração: 116 min.
Clint Eastwood realiza aos 78 anos de idade um filme em que interpreta o personagem principal, com uma forte mensagem pessoal.
Em vez de ser um filme de acção ao velho estilo "cowboy" a que nos habituara, apresenta-nos um "herói" solitário e idoso. A sua família já só esperava dele a herança. É alguém que sofrera bastante como combatente da guerra da Coreia nos anos 50. Vivia sozinho numa vivenda recheada de recordações antigas, mantendo velhos hábitos adquiridos ao longo de uma vida.
Ao ficar viúvo, recusara abandonar o lar e continuou na mesma casa com a sua fiel cadela.
Entretanto, o seu bairro fora-se povoando de pessoas originárias da Ásia. Há um choque cultural, fruto de experiências passadas. Inicialmente, fecha-se em si mesmo, recusando qualquer contacto e aproximação. Mas, pouco a pouco, acaba por se dar com as novas famílias.
Fala com eles, aprende os seus costumes, participa nos seus encontros festivos. Fica amigo de dois irmãos, um rapaz e uma rapariga, procurando ajudá-los a resistirem e a superarem as ameaças de um "gang" formado por outros asiáticos, alguns deles seus familiares. No entanto, a espiral de violência torna-se vertiginosa.
Tal como acontecera na guerra, o protagonista sente que tem de fazer qualquer coisa. Envolve-se, mas tudo se complica. Começa a reflectir na sua existência. Quer fazer algo de útil, de bom, algo que valha realmente a pena. Quer deixar um testemunho aos outros, isto é, a nós. Quer ensinar a pescar e não apenas dar um peixe. Toma, então, uma decisão que só no final se perceberá na sua totalidade, mas que o enche de sentido.
Três lições
- Vale a pena parar e reflectir em que direcção conduzir a vida pessoal.
- Um bom auto-conhecimento possibilita uma melhor compreensão dos outros.
- Os projectos pessoais adquirem valor quando os outros podem participar deles.
Quem Quer Ser Milionário"Slumdog Millionaire"
![]() | Realizador: Danny Boyle Actores: Dev Patel; Freida Pinto Música: A. R. Rahman Duração: 120 min. Ano: 2008 |
Actores: Dev Patel; Freida Pinto
Música: A. R. Rahman
Duração: 120 min.
Um filme orçamentado em 15 milhões de dólares, rendeu até agora mais de 300 milhões. Inicialmente, nenhuma distribuidora queria comercializar o filme. No entanto, foi o grande vencedor dos Óscares 2008. A produção é americana, os actores são indianos e o realizador e o guionista ingleses. Um espelho da "globalização" mas também de uma realidade incontornável: a natureza humana, independentemente da raça, da religião ou da idade, aprecia uma boa história. Há narrativas universais e esta é uma delas.
Um rapaz pobre conquista o concurso "Quem quer ser milionário". Pensam que fez batota. Interrogado pela polícia, ficaremos a conhecer como é que ele aprendera as respostas. Toda a sua vida é exibida perante o nosso olhar.
O que sobressai é a motivação do protagonista. Ele pretendia reencontrar o amor perdido e fazer a sua amada feliz. Não era a fama nem a riqueza. A sua realização pessoal ia para além de si mesmo. Pelo contrário, o antagonista procurava satisfazer-se a si próprio, acumulando bens materiais e servindo-se dos outros a seu "belo prazer". No final, dá-se conta de que essa vida não tinha sentido e redime-se do mal que fizera.
O filme termina num "happy end" paradoxal: por um lado, há uma alusão clara ao "destino" com a frase, "tudo estava escrito", mas por outro lado, a única vez que o rapaz recebera uma resposta escrita ao que não sabia, ela estava errada. Ele só acerta porque decidiu - depois de reflectir - escolher a outra hipótese. É que o "destino" não se cumpre sem a nossa participação, nós é que o concretizamos com as nossas opções.
Três lições
- Lutar por objectivos maiores do que os interesses pessoais, gera uma grande força interior.
- As dificuldades da vida são uma prova de amadurecimento.
- Ter uma meta clara, ajuda a ser fiel à estratégia delineada para a alcançar.
Mais lidas

