Anthropic, concorrente da OpenAI, pode entrar em bolsa em 2026

Criou o Claude, é ativa no ecossistema, mas pouco se conhece. A Anthropic já contratou um escritório de advogados e estará a ter conversas informais para garantir injeção de capital.
Dario Amodei é o co-fundador e CEO Anthropic.
Markus Schreiber/AP
Inês Pinto Miguel 11:56

A Anthropic prepara-se para ultrapassar a sua maior concorrente. A dona do "chatbot" Claude contratou a firma de advogados Wilson Sonsini para trabalhar na sua Oferta Pública Inicial (IPO, sigla inglesa), que poderá chegar em 2026.

De acordo com o Financial Times, que reporta a intenção da tecnológica de inteligência artificial, a empresa fundada por Dario Amodei está a recolher um financiamento privado para ser avaliada num valor superior a 300 mil milhões de dólares. Este valor será impulsionado pelo investimento de 15 mil milhões de dólares da Nvidia.

PUB

A informação disponibilizada é que Amodei já levou o tema do IPO a grandes bancos de investimentos, mesmo que as fontes do Financial Times as consideram como conversas preliminares e informais.

300Avaliaçãoa
A tecnológica e dona do "chatbot" Claude está à procura de uma avaliação de 300 mil milhões de dólares. Valor não supera a OpenAI

Esta não é, contudo, a primeira vez que a firma Wilson Sonsini trabalha com a Anthropic. A relação dos dois vem desde 2022, quando o escritório de advogados representou a empresa nos investimentos multimilionários traçados com a Amazon.

PUB

A crença é que a Anthropic vai aproveitar a febre da inteligência artificial, começada pela OpenAI. Ao que tudo indica, a dona do ChatGPT tem a ambição de fechar um IPO na segunda metade de 2026, significando que, a concretizar-se, Amodei passa à frente da startup de Sam Altman.

O único problema está assente no valor. Isto porque a avaliação que a Anthropic quer atingir já foi ultrapassada pela OpenAI, num momento em que a tecnológica vale 500 mil milhões de dólares, valor alcançado em outubro.

 "É uma prática bastante comum para empresas que operam à nossa escala e nível de receita funcionarem como se fossem empresas de capital aberto", diz ao FT um porta-voz da Anthropic. Ainda assim, "não tomámos nenhuma decisão sobre quando ou mesmo se vamos abrir o capital, e não temos nenhuma novidade para partilhar neste momento", assentiu.

PUB
Pub
Pub
Pub