Como um pequeno estúdio francês criou o jogo do ano com um orçamento "low cost"
Na gala The Game Awards, reconhecida na indústria dos videojogos como um dos principais eventos do setor (um espécie de Óscares do gaming), Clair Obscur: Expedition 33 não deu qualquer hipótese à concorrência. Não só arrecadou o galardão de videojogo do ano (o mais ambicionado), como ainda "limpou" outros oito troféus. Ficará, para memória futura, como o jogo sensação de 2025.
Além da aclamação (praticamente unânime) dos jogadores e da crítica especializada, Clair Obscur: Expedition 33 destaca-se por vários outros motivos. O primeiro é o facto de ter sido produzido por um estúdio independente europeu. O Sandfall Interactive está sediado em Montpellier, no sul de França, e emprega 31 pessoas, o que contrasta com a dimensão dos grandes estúdios que concorreram com este título em algumas das categorias (p.ex., o jogo Death Stranding 2, também candidato a um jogo do ano e a várias outras categorias, um exclusivo da PlayStation, tem cerca de 200 funcionários).
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O tamanho reduzido do estúdio reflete-se depois nos custos totais da produção. Segundo o The New York Times, o desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33 terá custado menos de 8,5 milhões de euros o que, uma vez mais, contrasta com os orçamentos multimilionários de outros grandes videojogos lançados em 2025 (e muitos dos quais não chegaram sequer a receber nomeações para as principais categorias dos "Óscares" dos videojogos).
Exemplo disso é Battlefield 6, da empresa Eletronic Arts (que saiu da bolsa de valores num negócio de 55 mil milhões de dólares), e que terá tido um orçamento de 400 milhões de dólares. Apesar de não ter ganhado um galardão relevante, a série Battlefield está entre as mais rentáveis da indústria dos videojogos.
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O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 é repercutido também em sucesso comercial. O título do estúdio francês já vendeu mais de cinco milhões de cópias, o que a um preço de 49,99 euros por licença significa que o jogo já gerou perto de 250 milhões de euros em receitas. No entanto, devido à partilha de receitas com as plataformas de distribuição e outras despesas, o total arrecadado pelo pequeno estúdio francês seja inferior ao bolo total das receitas.
Até o Presidente francês, Emmanuel Macron, reconheceu o feito da empresa. "Um grande orgulho para Montpellier e para França. Parabéns à equipa da Sandfall Interactive. Pelas gerações futuras e por aquelas que se seguirão", escreveu o líder gaulês na rede social X.
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