Como um pequeno estúdio francês criou o jogo do ano com um orçamento "low cost"

Clair Obscur: Expedition 33 vai ser lembrado como o jogo sensação de 2025, derrotando gigantes da indústria apoiados, por exemplo, pela Sony. Com um orçamento inferior a 10 milhões de euros, o título independente do estúdio Sandfall Interactive já faturou 25 vezes mais.
1/4
Foto: D.R. Clair Obscur: Expedition 33, jogo do ano criado por estúdio francês com orçamento "low cost" Foto: D.R. Clair Obscur: Expedition 33, jogo do ano criado por estúdio francês com orçamento "low cost" Foto: D.R. Clair Obscur: Expedition 33, sensação de 2025 criada por estúdio francês Foto: D.R. 'Clair Obscur: Expedition 33', jogo sensação do estúdio francês Sandfall Interactive em 2025
Rui da Rocha Ferreira 15:00

Na gala The Game Awards, reconhecida na indústria dos videojogos como um dos principais eventos do setor (um espécie de Óscares do gaming), Clair Obscur: Expedition 33 não deu qualquer hipótese à concorrência. Não só arrecadou o galardão de videojogo do ano (o mais ambicionado), como ainda "limpou" outros oito troféus. Ficará, para memória futura, como o jogo sensação de 2025.

Além da aclamação (praticamente unânime) dos jogadores e da crítica especializada, Clair Obscur: Expedition 33 destaca-se por vários outros motivos. O primeiro é o facto de ter sido produzido por um estúdio independente europeu. O Sandfall Interactive está sediado em Montpellier, no sul de França, e emprega 31 pessoas, o que contrasta com a dimensão dos grandes estúdios que concorreram com este título em algumas das categorias (p.ex., o jogo Death Stranding 2, também candidato a um jogo do ano e a várias outras categorias, um exclusivo da PlayStation, tem cerca de 200 funcionários).

PUB

O tamanho reduzido do estúdio reflete-se depois nos custos totais da produção. Segundo o The New York Times, o desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33 terá custado menos de 8,5 milhões de euros o que, uma vez mais, contrasta com os orçamentos multimilionários de outros grandes videojogos lançados em 2025 (e muitos dos quais não chegaram sequer a receber nomeações para as principais categorias dos "Óscares" dos videojogos).

8,5MILHÕES
Custo, em euros, do desenvolvimento do jogo Clair Obscure: Expedition 33

Exemplo disso é Battlefield 6, da empresa Eletronic Arts (que ), e que terá tido um orçamento de 400 milhões de dólares. Apesar de não ter ganhado um galardão relevante, a série Battlefield está entre as mais rentáveis da indústria dos videojogos.

PUB

O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 é repercutido também em sucesso comercial. O título do estúdio francês já vendeu mais de cinco milhões de cópias, o que a um preço de 49,99 euros por licença significa que o jogo já gerou perto de 250 milhões de euros em receitas. No entanto, devido à partilha de receitas com as plataformas de distribuição e outras despesas, o total arrecadado pelo pequeno estúdio francês seja inferior ao bolo total das receitas.

Até o Presidente francês, Emmanuel Macron, reconheceu o feito da empresa. "Um grande orgulho para Montpellier e para França. Parabéns à equipa da Sandfall Interactive. Pelas gerações futuras e por aquelas que se seguirão", escreveu o líder gaulês na rede social X.

Pub
Pub
Pub