Dona da Malo foi à Feira comprar tecnológica com 150 trabalhadores
Em 1993, António Teixeira tonava-se empresário numa pequena garagem no Porto enquanto ainda terminava a sua licenciatura em Engenharia Informática, com a criação de uma tecnológica assente no desenvolvimento de software e venda de equipamento, juntamente com dois sócios.
Cinco anos depois, Teixeira adquiria a totalidade da Pontual e deslocalizou a empresa para Santa Maria da Feira, onde, em 2011, mudou para novas instalações, tendo adquirido para o efeito um edifício completo na zona industrial da cidade feirense.
PUB
Já com 20 trabalhadores, a Pontual preparava-se para se posicionar como consultora tecnológica e um ‘player’ de maior dimensão, exclusivamente dedicado ao negócio B2B.
Desde então, o grupo Pontual envolveu-se em sete aquisições e fusões, contando atualmente com uma equipa de mais de 150 trabalhadores e uma faturação da ordem dos 12 milhões de euros.
29 janeiro de 2026: a “private equity” Atena Equity Partners anuncia que adquiriu “uma posição maioritária” no capital do grupo Pontual.
PUB
O Negócios sabe que o fundo Atena III adquiriu uma participação entre os 80% e os 90%, estando o restante capital nas mãos da equipa de gestão, que vai continuar a ser liderada por António Teixeira, integrando também Nuno Paiva, Mário Tavares e Filipe Santos.
“Esta operação vai permitir acelerar a expansão do grupo, que está hoje no top 3 do seu segmento e pretende crescer por via orgânica e por aquisições”, sinaliza a Atena, em comunicado.
PUB
Apresentando-se como especialista em serviços de tecnologias de informação para pequenas e médias empresas, com uma carteira de “mais de 3.500 clientes”, o grupo Pontual presta serviços de IT “end-to-end” para PME, incluindo a venda e suporte de software de terceiros (“business applications” como ERPs e CRM), “managed services”, implementação de projetos e soluções customizadas e desenvolvimento de software.
Esta aquisição reforça a presença da Atena no setor dos serviços de tecnologias de informação, dois anos depois de ter comprado o grupo Redshift, especialista em cibersegurança e TI.
“Temos a ambição de dinamizar o crescimento das empresas portuguesas, possibilitando ganhos de escala e internacionalização dos negócios. O investimento na Pontual vai permitir acelerar o seu desenvolvimento, reforçando a sua atividade em Portugal e Espanha através da conjugação de crescimento orgânico e por aquisições”, avança Miguel Lancastre, sócio fundador da Atena Equity Partners, adiantando que a nova dona do grupo feirense está “atenta a oportunidades de aquisição de empresas tecnológicas na Península Ibérica”.
PUB
“Vamos acelerar o plano através da aquisição de empresas, carteiras de clientes e integração de equipas especializadas”, promete António Teixeira, acionista e CEO do grupo Pontual e que lidera a Associação das Empresas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (AETICE).
Durante a transação, a Atena foi apoiada pela J+Legal em toda a assessoria e “due diligence” legal, pela Accenture na componente de “due diligence” comercial, pela Deloitte na “due diligence” financeira e fiscal, e ainda pela Sustanya na “due diligence” de ESG. Do lado dos vendedores, a Pontual e a BNEXT tiveram a assessoria legal por parte da Vieira de Almeida.
PUB
Entre as participadas dos fundos geridos pela Atena Equity Partners estão empresas como as clínicas dentárias Malo Clinic, a empresa de moldes Tecnifreza, a farmacêutica Sidefarma, a empresa de acabamentos têxtil de luxo Quinta & Santos, a rede de hospitais privados Unisana Hospitais, o grupo ibérico de embalagens plásticas flexíveis Plastrofa-Polisac, a produtora e comercializadora de produtos de cerâmica tableware Matcerâmica, o grupo especialista em cibersegurança e tecnologias de informação Redshift, a corretora de seguros NacionalGest, ou a empresa de “destination management” Buzz DMC.
(Notícia atualizada às 12:21)
Mais lidas
O Negócios recomenda