Foguetão da SpaceX falha aterragem no meio do mar
A empresa liderada por Elon Musk, SpaceX, falhou esta segunda-feira, 18 de Janeiro, o objectivo de recuperar intacto o foguetão Falcon 9 numa base naval ao largo da costa da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
PUB
Depois de ter conseguido colocar em órbita o satélite meteorológico Jason 3, o regresso do Falcon 9 não foi o esperado. O foguetão da empresa aeroespacial SpaceX chegou a tocar na base naval localizada a cerca de 300 quilómetros da costa da Califórnia, mas acabou por partir um dos pés e tombar na plataforma, explodindo. O momento foi partilhado por Elon Musk, líder da SpaceX.
PUB
PUB
PUB
Um vídeo publicado por Elon Musk (@elonmusk) a
PUB
A SpaceX tinha planeado transmitir em directo esta tentativa de aterragem, mas as câmaras acabaram por testemunhar a queda do foguetão que até tinha aterrado na vertical, como suposto.
PUB
O único problema na aterragem foi um dos pés que ajudam a estabilizar o aparelho que não estava na sua posição correcta, cedendo ao peso do foguetão. Elon Musk, que também é o líder da Tesla Motors, explicou que o pé cedeu devido à "acumulação da condensação do nevoeiro intenso que se fazia sentir durante a descolagem".
PUB
A SpaceX tem vindo a tentar desenvolver foguetões reutilizáveis com o objectivo de reduzir os custos das viagens espaciais.
Já em Dezembro, a empresa tinha conseguido fazer com que um foguetão aterrasse na vertical completamente intacto numa plataforma terrestre. Esta foi a terceira vez que a empresa tentou aterrar um foguetão numa base naval, sempre sem sucesso.
PUB
"É definitivamente mais difícil aterrar num navio. O alvo é de menores dimensões e está em rotação e em translação", explicou Elon Musk no Twitter.
PUB
Definitely harder to land on a ship. Similar to an aircraft carrier vs land: much smaller target area, that's also translating & rotating.
Mais lidas
O Negócios recomenda