Dona do AliExpress lança óculos inteligentes para combater a Meta
A Alibaba prepara-se para competir com a Meta e a Xiaomi. Os óculos inteligentes devem chegar ao mercado até ao fim do ano.
A Alibaba revelou o seu primeiro par de óculos inteligentes e prepara-se para os lançar para o mercado até ao fim do ano. Estes óculos são alimentados com modelos de Inteligência Artificial (IA) da empresa chinesa e marcam a sua introdução neste mercado, estando preparada para concorrer com as tecnológicas americanas, nomeadamente a Meta e a Google.
Os Quark AI, nome que a gigante do comércio eletrónico deu à criação, vão ser alimentados pelo modelo de linguagem Qwen e pelo assistente inteligente Quark. A empresa de origem chinesa é uma das líderes em IA na China, estando constantemente a lançar novos modelos inteligentes, de forma a rivalizar com os norte-americanos.
As tecnológicas têm visto o seu foco mudar com a IA e com a adoção dos wearables. Desde que a Meta lançou a parceria com a dona da Ray-Ban que o interesse se expandiu, perante as suas extensas possibilidades.
À semelhança das últimas atualizações nos dispositivos da Meta, os Quark IA vão permitir fazer e receber chamadas, ouvir música por via do streaming, transcrever reuniões e fazer tradução em tempo real.
No mercado interno, a Alibaba vai competir diretamente com a Xiaomi, que lançou os óculos inteligentes este ano. Existe apenas um problema: a Alibaba não revelou o preço deste aparelho, sendo que a Xiaomi está a vender os seus a 1.999 yuan (240 euros), o que pode vir a dificultar a competição.
Mais lidas