Lucro líquido da Sony cai 3,4% no ano fiscal de 2025
Divisões de música e sensores de imagem puxam pela faturação global da empresa nipónica.
A tecnológica japonesa Sony anunciou esta sexta-fiera uma queda de 3,4% nos lucros líquidos, para 1,03 biliões de ienes (5,6 mil milhões de euros), no ano fiscal de 2025, que terminou a 31 de março passado.
Pelo contrário, o lucro operacional (que exclui juros e impostos) subiu 13,4% em relação ao ano fiscal anterior, para 1,45 biliões de ienes (7,88 mil milhões de euros), de acordo com o relatório financeiro da empresa.
A faturação da Sony cresceu 3,7%, para 12,5 biliões de ienes (67,8 mil milhões de euros), principalmente devido ao forte desempenho das divisões de música e sensores de imagem.
As vendas do negócio de videojogos da Sony, que representa a maior fatia das receitas totais do grupo, permaneceram estáveis, mas o lucro operacional subiu 12%, sobretudo graças aos serviços online e ao impacto das taxas de câmbio. Os utilizadores ativos mensais dos serviços online da empresa aumentaram 1% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período de 2025, atingindo 125 milhões.
A tecnológica japonesa destacou ainda o impacto positivo das receitas de jogos produzidos por outros estúdios, apesar da queda nas vendas de consolas PlayStation.
Apesar das preocupações do mercado sobre o impacto da escassez global de semicondutores nas vendas de novas consolas, a Sony afirmou que espera manter os números dos videojogos a um nível semelhante ao do ano fiscal de 2025.
Outro fator positivo foi o negócio de música, cujas vendas aumentaram 15% e o lucro operacional subiu 25%, impulsionado pelo aumento das receitas relacionadas com serviços de streaming e vendas de produtos licenciados.
Pelo contrário, o segmento cinematográfico do grupo, a Sony Pictures, que tem vindo a enfrentar dificuldades desde a pandemia, manteve-se estável apesar da ausência de grandes produções.
Algo que foi compensado pelos subscritores da plataforma de animação Crunchyroll, após o lançamento global em 2025 da mais recente adaptação cinematográfica da manga 'Kimetsu no Yaiba' (Demon Slayer).
Tendo em conta estes resultados, a Sony prevê que o lucro operacional aumente 10,5% no atual ano fiscal, que termina em março 2027, para 1,6 triliões de ienes (8,7 mil milhões de euros).
No entanto, o grupo japonês prevê também uma quebra de 1,4% nas receitas de vendas, para 12,3 biliões de ienes (66,9 mil milhões de euros).
Também hoje, a Sony revelou planos para um programa de recompra de ações no valor de até 500 mil milhões de ienes (2,72 mil milhões de euros) entre novembro deste ano e maio de 2027.
As ações da Sony na Bolsa de Tóquio estavam a cair mais de 1%, após a divulgação dos resultados financeiros da empresa.