Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nvidia compra divisão de chips do SoftBank por 40 mil milhões de dólares

A fabricante norte-americana de semicondutores Nvidia acordou adquirir o Arm, ficando assim com o controlo de alguma da tecnologia mais usada na eletrónica.

Negócios jng@negocios.pt 14 de Setembro de 2020 às 00:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Nvidia, fabricante norte-americana de microchips para jogos, computadores de alto desempenho, inteligência artificial e carros autónomos, anunciou citada pela Bloomberg a compra da Arm, unidade de chips do nipónico SoftBank, passando assim a controlar alguma da tecnologia mais amplamente usada na eletrónica, naquele que é o maior negócio de sempre na indústria dos semicondutores.

 

O valor da transação é de 40 mil milhões de dólares (33,7 mil milhões de euros), referiu a empresa. A norte-americana pagará 21,5 mil milhões de dólares em ações e 12 mil milhões em espécie pela fabricante de chips sediada no Reino Unido incluindo dois mil milhões de dólares aquando da assinatura do contrato.

 

O SoftBank poderá ainda receber mais 5 mil milhões de dólares em dinheiro ou ações se o desempenho da Arm atingir determinadas metas, referiu a empresa em comunicado emitido este domingo. Será também pago o valor adicional de 1,5 mil milhões de dólares aos funcionários da Arm, em ações da Nvidia.

 

O pagamento inicial ao SoftBank é um pequeno prémio face aos 31,4 mil milhões de dólares que a companhia japonesa pagou para adquirir a Arm em 2016 que era, até agora, o maior negócio do setor.

 

Após a transação, o SoftBank deverá ficar titular de menos de 10% da Nvidia, segundo o mesmo comunicado.

 

A aprovação das autoridades reguladoras poderá demorar 18 meses e só depois se pode concluir a operação, sendo necessária luz verde do Reino Unido, China, União Europeia e Estados Unidos.

Ver comentários
Saber mais Nvidia SoftBank Arm Reino Unido
Mais lidas
Outras Notícias