Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pasqal angaria 100 milhões de euros para desenvolver pesquisa e expandir-se

A startup francesa Pasqal aumentou o seu capital em 100 milhões de euros para desenvolver a pesquisa em computação quântica e também para se expadir, tanto a nível de clientes como de presença global.

DR
Mariana Ferreira Azevedo 24 de Janeiro de 2023 às 14:10
A empresa francesa especializada em computação quântica, Pasqal, angariou esta terça-feira 100 milhões de euros num aumento de capital que tem como objetivo acelerar a pesquisa para a construção de um novo computador, aumentar o seu leque de clientes e expandir para outros países. 

Com este aumento de capital - o maior alguma vez feito por uma startup, segundo o CEO e fundador da Pasqal, Georges-Olivier Reymond - a francesa pretende acelerar a pesquisa e desenvolvimento para construir um computador quântico de 1.000 qubits, ou bits quânticos, a curto prazo e computadores tolerantes a falhas a longo prazo. O computador mais recente desta tem 350 qubits.

"Estamos a caminho de entregar um computador quântico capaz de trazer vantagens comerciais para os nossos clientes e esta última ronda de investimentos ajudar-nos-á a atingir essa meta até 2024", disse Georges-Olivier Reymond, CEO e fundador da PASQAL, numa nota de imprensa. 

A startup francesa também ambiciona aumentar a produção dos seus sistemas quânticos em instalações locais, bem como expandir o desenvolvimento de algoritmos proprietários para clientes em setores como a energia, química, automóvel, mobilidade, saúde, tecnologia empresarial, finanças e política. 
 
Além disso, o financiamento também será usado para a empresa francesa se expandir para o Médio Oriente e Ásia este ano e também aumentar a atividade na Europa e na América do Norte.

A Pasqal vendeu recentemente dois computadores quânticos para centros de computação de alto desempenho na França e Alemanha e Alain Aspect, um dos fundadores da Pasqal, ganhou o prémio nobel da física em 2022 por ensaios em mecânica quântica que estabeleceram bases para a informática quântica.

Ver comentários
Saber mais Pasqal computação quântica aumento de capital startups
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio