Pasqal angaria 100 milhões de euros para desenvolver pesquisa e expandir-se
A startup francesa Pasqal aumentou o seu capital em 100 milhões de euros para desenvolver a pesquisa em computação quântica e também para se expadir, tanto a nível de clientes como de presença global.
A empresa francesa especializada em computação quântica, Pasqal, angariou esta terça-feira 100 milhões de euros num aumento de capital que tem como objetivo acelerar a pesquisa para a construção de um novo computador, aumentar o seu leque de clientes e expandir para outros países.
"Estamos a caminho de entregar um computador quântico capaz de trazer vantagens comerciais para os nossos clientes e esta última ronda de investimentos ajudar-nos-á a atingir essa meta até 2024", disse Georges-Olivier Reymond, CEO e fundador da PASQAL, numa nota de imprensa.
A startup francesa também ambiciona aumentar a produção dos seus sistemas quânticos em instalações locais, bem como expandir o desenvolvimento de algoritmos proprietários para clientes em setores como a energia, química, automóvel, mobilidade, saúde, tecnologia empresarial, finanças e política.
Além disso, o financiamento também será usado para a empresa francesa se expandir para o Médio Oriente e Ásia este ano e também aumentar a atividade na Europa e na América do Norte.
A Pasqal vendeu recentemente dois computadores quânticos para centros de computação de alto desempenho na França e Alemanha e Alain Aspect, um dos fundadores da Pasqal, ganhou o prémio nobel da física em 2022 por ensaios em mecânica quântica que estabeleceram bases para a informática quântica.
Mais lidas