Tecnologias Portugal Tech vai entregar 100 milhões às empresas portuguesas

Portugal Tech vai entregar 100 milhões às empresas portuguesas

Fundos nacionais e europeus fundem-se no Portugal Tech para apoiar a evolução tecnológica das empresas nacionais. O fundo, além de disponibilizar capital, vai ser responsável por captar mais investimento.
Negócios 21 de novembro de 2018 às 13:38

Há um novo programa de investimento para dar um impulso às empresas de base tecnológica sediadas em Portugal, o Portugal Tech. Este programa vai avançar com 100 milhões de euros disponíveis, mas pretende angariar mais.

 

O programa foi lançado pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), entidades que alocarão 50 milhões de euros cada a este programa, com a componente nacional a ser assegurada pelo IAPMEI.

 

"O Portugal Tech poderá capitalizar até 70% de fundos de capital de risco e transferência de tecnologia, desde que estes sejam capazes de levantar os restantes 30% junto de investidores privados e independentes", lê-se no comunicado. O objectivo é mobilizar entre 40 e 100 milhões adicionais provenientes de investidores privados e institucionais.

 

O Portugal Tech pretende investir em projectos de transferência tecnológica, start-ups e PME portuguesas e atrair capital privado e institucional para investimento em empresas de base tecnológica sediadas em Portugal, explicam as entidades responsáveis na nota enviada à imprensa.

 

Para levar o programa a cabo, serão seleccionadas equipas portuguesas com experiência na gestão de fundos de capital de risco cuja estratégia seja não só investir em empresas mas também em projectos desenvolvidos por universidades, centros de investigação, incubadoras e aceleradoras de empresas sediadas em Portugal.

 

Esta iniciativa insere-se na estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal no horizonte de 2018 a 2030.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI