Redes móveis com «qualidade globalmente boa»
O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) emitiu um relatório sobre testes realizados à qualidade de serviço prestado pelas redes de telefonia móvel nacionais, onde concluiu que o serviço é de...
O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) emitiu um relatório sobre testes realizados à qualidade de serviço prestado pelas redes de telefonia móvel nacionais, onde concluiu que o serviço é de «qualidade globalmente boa».
A apreciação positiva não invalida o melhoramento das redes ao nível de qualidade auditiva, cobertura e acessibilidade, referiu o regulador das telecomunicações nacionais no relatório. Observaram-se alguns problemas em especial em Lisboa e Porto, tendo sido notórias situações de saturação de rede.
Os testes foram realizados entre 31 de Janeiro e 5 de Maio, em 23 cidades nacionais e 10 eixos rodoviários, tendo sido despendidas 250 horas.
Em relação à qualidade auditiva, cerca de 60% das chamadas realizadas através da Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN), operadora do Grupo Portugal Telecom (PT), e da Telecel apresentaram boa qualidade auditiva.
No caso da Optimus, essa percentagem sobe para 75% das chamadas, o que poderá ser explicado pelo facto deste operador ter sido o último a entrar no mercado, utilizando tecnologias que não estavam disponíveis quando os outros operadores iniciaram a sua actividade.
Mais lidas