pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Supernegócio nos centros de dados: CoreWeave compra Core Scientific

Procura crescente por centros de dados para projetos de inteligência artificial motiva o negócio.

CoreWeave compra Core Scientific para centros de dados de IA
CoreWeave compra Core Scientific para centros de dados de IA CoreWeave
07 de Julho de 2025 às 15:25

A CoreWeave, uma empresa norte-americana especializada em sistema de computação de alto desempenho (HPC), comprou a Core Scientific num negócio avaliado em nove mil milhões de dólares, cerca de 7,6 mil milhões de euros ao câmbio atual. O negócio, uma operação integralmente feita através da compra de ações, deverá ficar concluído no último trimestre de 2025.

O motivo da compra está relacionado com a cada vez maior procura por centros de dados de elevado desempenho para o setor da inteligência artificial (IA). A CoreWeave já opera neste setor (denominado de HPC, de High Performance Computing). Já a Core Scientific atua acima de tudo na área da computação para criptomoedas, mas também tem uma divisão dedicada a computação para outras tarefas específicas.

O preço a pagar por parte da Coreweave é de 20,4 dólares por ação da Core Scientific, o que representa um prémio de 66% face ao preço das ações a 25 de junho, quando surgiram os primeiros rumores de que poderia haver um negócio entre as duas tecnológicas. Depois do negócio estar concluído, os restantes acionistas da Core Scientific deverão ter menos de 10% das ações da nova empresa, segundo a agência Bloomberg.

"Esta aquisição acelera a nossa estratégia de lançamento de sistemas de computação de alto desempenho em escala para IA", disse Michael Intrator, presidente executivo da CoreWeave, a propósito do negócio.

A CoreWeave e a Core Scientific já eram parceiras nas infraestruturas de computação. Com esta aquisição, a CoreWeave passa a ter acesso a uma infraestrutura de computação adicional e com uma capacidade de 1,3 gigawatts de energia (equivalente ao mesmo valor consumido por 750 mil casas).

Já nesta segunda-feira, a , outro grande negócio motivado pela procura de ferramentas de Inteligência Artificial.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio