Serviços de streaming aumentam subscrições. Canais premium perdem assinantes
No final de Setembro havia 3,8 milhões de assinantes de televisão paga em Portugal, um aumento de 33 mil clientes face ao trimestre anterior e mais 116 mil do que no período homólogo, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 11 de Dezembro, pela Anacom.
O crescimento deste serviço deve-se, em grande maioria, às ofertas suportadas em fibra óptica, "cujo número de subscritores aumentou 27,3% face ao período homólogo, o que corresponde a mais 269 mil novos clientes", detalha o regulador do sector de telecomunicações.
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Do total dos clientes de televisão por subscrição a Anacom estima que 93,6% sejam assinantes deste serviço no âmbito de um pacote, um aumento de 8,2% face ao terceiro trimestre de 2016.
No que toca à quota de mercado, a Nos continua a liderar com 43% do total de assinantes, seguindo-se a Meo com 38,1%, a Vodafone com 14% e a Nowo com 4,7% - a mesma quota de mercado registada no período homólogo. A Vodafone foi o único operador que aumentou o número de clientes no terceiro trimestre deste ano.
Os serviços de streaming on demand, como o Netflix, Fox Play, NPlay (da Nos) ou Amazon Prime Video, continuam a atrair a atenção dos portugueses. No final de Setembro, 5,5% dos residentes em Portugal com 10 ou mais anos tinham aderido pelo menos a um destes serviços, o que traduz uma subida de 2,3 pontos percentuais face ao período homólogo.
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Pelo contrário, os canais premium, têm perdido assinantes. No mesmo período, cerca de 15,5% dos lares com serviço TV paga tinham acesso a canais premium - uma diminuição de 0,7 pontos percentuais face ao período homólogo.
De Julho a Setembro as receitas totais do serviço de televisão por subscrição totalizaram 1,4 milhões de euros, mais 4,7% do que o valor registado no período homólogo.
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