Venda da Vodafone Espanha a fundo Zegona já só depende de Sanchéz
A compra da Vodafone Espanha pelo fundo Zegona recebeu esta quinta-feira luz verde do regulador da concorrência espanhol. Há dois dias, tinha sido noticiado que também Bruxelas não levantava entraves à operação. Assim, o negócio já só necessita de autorização do governo do país vizinho.
PUB
Em comunicado, a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC) indica que, uma vez que o fundo Zegona não está presente no mercado espanhol, trata-se de apenas uma mudança de titularidade da empresa Vodafone Espanha. Assim, refere, a operação foi aprovada sem a necessidade de "remédios".
A aquisição, que foi anunciada a 31 de outubro de 2023, prevê a compra de todo o negócio da Vodafone em Espanha por 5.000 milhões de euros. Segundo avança hoje o El Economista, a operação poderá ficar concluída até final de fevereiro.
PUB
A Vodafone nomeou o português Mário Vaz para liderar a operação em Espanha no final de março de 2023, mas, caso a venda ao fundo Zegona seja concluída, não é certo qual será o futuro do gestor, que durante mais de 10 anos esteve nos comandos da Vodafone Portugal.
A presidente executiva da Vodafone, Margherita Della Valle, disse, no final de outubro do ano passado, que "a venda da Vodafone Espanha é um passo fundamental para dimensionar" a carteira do grupo com vista ao crescimento, permitindo centrar os recursos "em mercados com estruturas sustentáveis e suficiente escala local".
PUB
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda