Construção do terminal de Lousado com acordo para avançar

O futuro terminal rodoferroviário vai representar na fase inicial um investimento da Medway de cerca de 40 milhões de euros, mas irá ultrapassar, na fase seguinte, os 60 milhões.
A Medway prevê investir 40 milhões na fase inicial do projeto.
DR
Maria João Babo 16 de Julho de 2025 às 19:26

O projeto que a Medway tem há vários anos para a construção de um terminal de mercadorias em Lousado deu esta quarta-feira um passo essencial com a assinatura do contrato entre a operadora ferroviária, a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Vila Nova de Famalicão para as obras de construção daquele que promete ser o maior terminal rodoferroviário da Península Ibérica.

Em comunicado, a Medway adianta que o contrato clarifica responsabilidades das partes envolvidas, como por exemplo as intervenções no projeto, empreitadas, cedência de materiais pela IP, expropriações, procedimentos operacionais, manutenção das infraestruturas e compromissos de tráfego.

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“Este momento marca o início de uma nova fase para aquela que será a maior plataforma de transporte rodoferroviário da Península Ibérica”, diz a operadora, frisando que o terminal de Lousado terá, numa fase inicial, capacidade para 100.000 TEU’s (unidade equivalente a um contentor) e, posteriormente, atingirá os 500.000, totalizando uma área de 150 mil m2.

Nesta fase inicial, o investimento da Medway é de cerca de 40 milhões de euros, atingindo, na fase seguinte, mais de 60 milhões de euros.

O terminal vai ter ligação aos portos de Sines e de Leixões, aos portos secos do Entroncamento e da Bobadela, “ambicionando vir a ser, no futuro, um hub para a Europa”, salienta a operadora, acrescentando que “a ligação ferroviária, bem como as acessibilidades rodoviárias a concretizar, terão acesso direto, através da linha do Minho, às principais vias de exportação e o terminal irá potenciar a indústria exportadora facilitando a logística das mercadorias”.

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