Miranda Sarmento: Privatização da TAP descola "nas próximas semanas"

Venda de menos de 50% do capital da companhia aérea de bandeira portuguesa prevista para "as próximas semanas". Ministro das Finanças diz que decisão sobre sucessor de Centeno no Banco de Portugal ainda não está tomada.
Diana do Mar 07 de Julho de 2025 às 10:21

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou, esta segunda-feira, que a privatização da TAP arranca "nas próximas semanas", com a venda de uma participação inferior a 50% do capital,  em entrevista à Bloomberg TV.

"Neste primeiro momento venderemos menos de 50% do capital. Avançaremos no processo de venda nas próximas semanas. Estamos a tentar encontrar um parceiro internacional que nos possa ajudar a desenvolver a empresa, aumentar as rotas, o número de aeronaves e o investimento na empresa e, depois, obviamente, a recuperar parte do dinheiro que os contribuintes puseram na companhia há quatro anos", indicou.

PUB

E as peças do puzzle começam a montar-se. Miranda Sarmento lembrou que, no ano passado, o Governo reuniu com "vários potenciais candidatos", incluindo "grandes companhias aéreas", e atestou que tem em mãos a avaliação da TAP, mas declinou facultar mais detalhes. "Quando anunciarmos o processo, o cronograma, as condições de inclusão ou exclusão, tornaremos também pública essa avaliação", referiu.

Já questionado sobre a nomeação do próximo governador do Banco de Portugal, quando faltam sensivelmente duas semanas para o fim do mandato de Mário Centeno, que termina a 20 de julho, o ministro das Finanças respondeu que a escolha ainda está por fazer: "É algo que ainda estamos a avaliar e tomaremos uma decisão a curto prazo".

PUB
Pub
Pub
Pub