Montenegro: "Estamos convictos de que haverá muitos interessados" na TAP

O primeiro-ministro admite que os interessados na TAP vão surgir com a venda de 49,9% do capital da companhia. Mas avisou que se interesses não estiverem alinhados com Portugal, processo volta ao início.
Montenegro prevê interessados na TAP, mas alinhados com Portugal
Pedro Catarino
Inês Pinto Miguel 10 de Julho de 2025 às 12:58

Luís Montenegro admitiu que a TAP é uma companhia com interesse e mostrou que vão existir muitas "empresas e grupos" atraídos para a compra. Está dado o tiro de partida para a privatização da TAP. 

"Estamos convictos de que haverá muitos interessados", disse o primeiro-ministro em São Bento. Luís Montenegro revelou que o Governo vai colocar à venda 49,9% do capital da TAP e que 5% se destinam aos trabalhadores, como ditam as leis da privatização. 

PUB

"Temos muitos interessados e esperamos que possamos ter oportunidade de valor do ponto de vista financeiro e estratégico, com as propostas que vão chegar", adiantou Montenegro.

Contudo, deixou o aviso de que se as propostas que chegarem à mesa das negociações não forem para salvaguardar os interesses estratégicos, "entendemos ser relevante andar para trás sem direito a indemnização". 

PUB

Assim, o Governo assegura não ter receio de dar um passo atrás no processo, caso os interessados não estejam alinhados com a visão de Portugal para a companhia. 

O primeiro-ministro disse ainda que a venda da companhia portuguesa tem várias nuances agregadas, nomeadamente a salvaguarda do "hub" de Lisboa, o "aproveitamento das infraestruturas aeroportuárias" atuais e futuras, referindo-se ao Aeroporto Luís de Camões e também a estratégia. 


PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Privatização Luís Montenegro Lisboa Portugal São Bento
Pub
Pub
Pub