Americana JetBlue considera ação legal contra Portugal devido aos aeroportos
A companhia aérea alega que o número de voos oriundos dos EUA está a ser limitado em território português. Pedidos de "slots" para o aeroporto de Lisboa têm sido rejeitados desde 2023, acusa a empresa.

- 1
- ...
A JetBlue Airways, uma companhia aérea norte-americana, está a considerar uma ação legal contra Portugal. A empresa alega, num documento enviado ao Departamento dos Transportes dos EUA, que está a ser negado o acesso às transportadoras aéreas americanas ao aeroporto de Lisboa, o maior de Portugal.
De acordo com a Bloomberg, a companhia aérea diz que os seus pedidos de posições no aeroporto Humberto Delgado têm sido "repetidamente" rejeitados desde 2023. Na prática, a JetBlue pretende mais "slots", algo que outras empresas norte-americanas também têm procurado, segundo a agência de notícias financeiras.
A JetBlue vai mais longe e diz mesmo que Portugal não deveria poder beneficiar da política de voos sem restrições que existe para as empresas aéreas europeias relativamente aos EUA se não consegue garantir a mesma tipologia de acesso.
Esta não é a primeira vez que algumas empresas de transporte aéreo norte-americanas fazem pressão sobre a gestão dos aeroportos europeus. Queixas semelhantes já tinham sido feitas relativamente a aeroportos neerlandeses e irlandeses. No caso dos Países Baixos, o país acabou mesmo por aceder aos pedidos para criar mais "slots" de voos americanos no aeroporto de Schiphol.
A americana JetBlue sublinha que entre os aeroportos europeus, o de Lisboa tem a terceira taxa mais baixa de transportadoras americanas (33%), um valor longe da média do continente (45%).
Mais lidas