Crise política põe TAP na mesma situação de há dez anos. "Não espero os mesmos erros"
A crise política e eventual queda do Governo, poderão pôr em causa a privatização da TAP. Pedro Castro, diretor da Sky Expert, considera que PS e PSD devem "juntar-se à mesma mesa" e ter uma visão comum sobre o futuro da companhia aérea.
"Estamos praticamente como estávamos há 10 anos atrás. Não cometemos, espero eu, os mesmos erros. Tínhamos um Governo PSD que estava praticamente nos seus últimos dias, com uma privatização da TAP feita à pressa, que depois foi questionada pelo Governo seguinte do PS."
No entanto, o especialista refere que "este erro não vamos voltar a ver repetido neste caso", entre outras razões por não haver um caderno de encargos nem um consenso criado entre os decisores políticos.
No entanto, qualquer que seja o cenário que sair da crise política, Pedro Castro diz que os dois principais partidos, PS e PSD, "vão ter de juntar-se à mesma mesa e ter uma visão comum sobre aquilo que vai transparecer no caderno de encargos, até para a própria segurança dos investidores". Para o especialista, "se não houver essa segurança, uma mudança de Governo de partidos do arco governativo em Portugal pode colocar tudo em questão".
"A TAP, infelizmente, está presa nesta teia política, ideológica, demagógica, partidária, sendo que ela já não é tão importante para o país [dado o número de passageiros totais que transporta]", defende o diretor da Sky Expert.
Mais lidas