Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maior aeroporto do mundo descola na Turquia com 12 mil milhões

A Turquia vai ter um aeroporto com capacidade para 200 milhões de passageiros, que deverá estar pronto em 2025. É um investimento de 12 mil milhões cuja primeira fase já está concluída e com as infraestruturas prontas a utilizar.

Negócios jng@negocios.pt 09 de Abril de 2019 às 11:34
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A Turquia tem um novo aeroporto, que se vai tornar o maior do mundo e custar 12 mil milhões de euros. A primeira fase de construção foi agora concluída e as restantes três deverão estender-se até 2025.

O Istanbul Airport estende-se, para já, por 76 milhões de metros quadrados e pode receber até 90 milhões de passageiros por ano. Apesar de a primeira fase só ter terminado agora, o primeiro voo já descolou em outubro do ano passado.

Quando as quatro fases de construção estiverem concluídas, o aeroporto vai ter espaço para acolher 200 milhões de passageiros por ano. O atual recordista na capacidade de receber passageiros, o aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, tem como teto os 107 milhões.


Aeroporto de Istambul com capacidade recorde para 200 milhões de passageiros por ano
A carregar o vídeo ...
Aeroporto de Istambul com capacidade recorde para 200 milhões de passageiros por ano



No novo polo de aviação turco, 55.000 metros quadrados vão ser destinados a lojas duty fere, que vão dividir-se em secções como o "jardim da moda", o "palácio da família" e a "praia do estilo".

Dentro do aeroporto caberá ainda um hotel, o Yotel, ao qual os passageiros podem aceder tanto vindos do exterior do aeroporto como através da área duty free.

O rápido crescimento da Turkish Airlines, a acompanhai aérea turca, foi um dos grandes impulsionadores para a abertura do novo aeroporto. O antigo, o Istanbul Atakturk Airport, era considerado um dos mais movimentados do mundo, com cerca de 70 milhões de passageiros anualmente.


Novo aeroporto da Turquia estará concluído em 2025
A carregar o vídeo ...
Novo aeroporto da Turquia estará concluído em 2025



O aeroporto turco não é, contudo, o único no qual estão a ser investidos vários milhões. Na China vão despender-se precisamente 12 mil milhões de euros a construir o novo Beijing Daxing International Airport, apesar do antecessor, o Beijing Capital, não ser encerrado.

Ver comentários
Saber mais Turquia Estados Unidos Turkish Airlines Istanbul New Airport Yotel Atlanta Istanbul Atakturk Airport China Beijing Daxing International Airport Beijing Capital economia negócios e finanças transportes aviação
Outras Notícias