pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mais aviões a cruzar os céus até 2035, mas produção não é suficiente

O mercado de manutenção de aeronaves vai continuar a aumentar, num momento em que as fabricantes não estão a conseguir dar conta das encomendas. Frota mundial de aviões deverá crescer 32% nos próximos 10 anos.

aviões, avião, aeronáutica
aviões, avião, aeronáutica D.R.
10 de Abril de 2025 às 17:15

O setor da aviação comercial deverá assistir a um aumento da sua frota em 27% até 2035, assente no crescimento que tem vindo a ser observado desde o fim da pandemia. O novo relatório "Global Fleet and MRO Market Forecast 2025-2035" da Oliver Wyman prevê que estejam em circulação mais 6.956 aviões na próxima década. 

Desta forma, a frota mundial de aviões comerciais a cruzar o céu nos próximos 10 anos deverá crescer 32%, passando de 29 mil aeronaves este ano para 38.300 em 2035.

No entanto, a cadeia apresenta alguns problemas. As fabricantes de aeronaves estão a enfrentar algumas limitações na produção e problemas na cadeia de fornecimento, o que significa que tem existido um atraso nas entregas. A escassez de mão-de-obra obriga também a prolongar os tempos de manutenção e reparação, especialmente na Europa Ocidental e América do Norte.

"O envelhecimento da frota, a escassez de mão-de-obra qualificada e as limitações na cadeia de fornecimento, aliados a uma forte procura de transporte aéreo, estão a gerar grandes desafios no setor aeronáutico. Para sustentar o seu crescimento a longo prazo, a indústria terá de implementar estratégias inovadoras que promovam uma maior eficiência operacional", explica Carlos García Martín, especialista em aviação da Oliver Wyman.

Com o aumento do turismo na Europa e uma procura por reforço de lugares, a carteira de encomendas na aeronáutica já supera as 17 mil unidades e "ao ritmo atual esses pedidos levarão 14 anos a ser entregues, o dobro do tempo que as companhias tinham de esperar antes de 2019", sustenta o relatório. 

Tudo indica que o número de passageiros transportados em 2025 ultrapasse os cinco mil milhões, mesmo com as companhias aéreas a receberem menos aeronaves.

Por isso mesmo, a idade média da frota tem aumentado e existe uma maior procura por manutenção. A Oliver Wyman estima que o mercado de manutenção e reparação atinja 119,7 mil milhões de dólares em 2025, apoiado na necessidade de manter aeronaves com mais idade no ativo. Tudo indica que o mercado atinja os 156,8 mil milhões, um aumento de 31%, em 2035, a nível mundial. 

Só na Europa Ocidental, este mercado deve passar de 25 mil milhões de dólares este ano para 30 mil milhões em 2035, assente na procura de manutenção de motores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio