TAP perde 444 milhões com novos aviões Airbus
David Neeleman negociou com a Airbus o cancelamento de um contrato para 12 aviões A350 e a compra de 53 novas aeronaves. Airborne Capital aponta para um valor até 444 milhões de dólares que a TAP perdeu com esse negócio.
A TAP terá sido lesada em 444 milhões de dólares pela compra de 53 novos aviões de vários modelos da Airbus e por ter desistido da encomenda de 12 aeronaves A350. Estes indícios levaram o Ministério Público a abrir um inquérito. A notícia é avançada pelo jornal online Eco nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, que cita uma análise da Airbone Capital.
No ano passado, a TAP tentou renegociar o contrato com a Airbus e percebeu que estava a pagar mais do que a concorrência. Foi quando pediu
O "prémio" que a companhia aérea está a pagar situa-se entre os 20% e os 28% face ao cobrado a outras companhias aéreas, quando comparado com os preços mais baixos, e entre 3% a 13% quando comparado com os preços mais altos.
A Airborne Capital comparou os valores cobrados à TAP com os de outras dez encomendas do mesmo tipo de aviões. Somando o que a transportadora portuguesa teria poupado nos A350 com o que alegadamente estará a pagar a mais pelos novos aviões, chega-se a um montante de 444 milhões. O Ministério Público abriu esta semana um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP.
O Ministério Público abriu esta semana um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP.
Mais lidas