Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Expansão do Metro do Porto recebe 15 propostas

A Metro do Porto recebeu seis propostas para o projeto da linha circular e nove para a empreitada de extensão da linha amarela, todas dentro do preço base. A empresa prevê que as obras arranquem no segundo semestre deste ano.

Paulo Duarte
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 26 de Maio de 2020 às 12:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os concursos para os projetos de expansão da rede do Metro do Porto receberam 15 propostas, anunciou a empresa esta terça-feira, dia em que foram abertas as candidaturas para este investimento que soma 365 milhões de euros.

Em comunicado, a Metro adianta que foram apresentadas seis propostas para a construção da linha circular (linha rosa) - Aliados/Praça da Liberdade – Casa da Música/Boavista - e nove propostas para a empreitada de extensão da linha amarela desde Santo Ovídio a Vila d’Este. "Todas apresentam valores abaixo dos preços base de cada um dos concursos", salienta a empresa, lembrando que isso não aconteceu nos concursos públicos anteriores para as mesmas empreitadas, que foram concluídos em março.

Agora vai decorrer a análise das propostas pelo júri, prevendo a Metro do Porto que, cumprindo todos os prazos legais e após adjudicação, as obras arranquem no segundo semestre deste ano. As empreitadas vão decorrer entre 2020 e 2023.

Estes projetos a concursos representam mais seis quilómetros e sete novas estações no Porto e em Vila Nova de Gaia.


Nos anteriores concursos públicos lançados, nenhum dos concorrentes havia apresentado propostas válidas, tendo a empresa solicitado ao Governo um reforço de verba para que novos procedimentos concursais fossem lançados. Os valores de investimento da expansão da rede do Metro passaram assim a ser de 235 milhões de euros para a linha rosa e de 130 milhões de euros para o prolongamento da linha amarela.
Ver comentários
Saber mais Metro do Porto transportes
Mais lidas
Outras Notícias