Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concursos do Metro do Porto ficam vazios. Governo reforça verba

Os concursos para as duas obras de expansão do metro do Porto só receberam propostas acima do valor base, mas o Governo já aprovou um reforço da verba em 95 milhões de euros para que sejam relançados a 18 de março.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 13 de Março de 2020 às 11:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Governo aprovou no Conselho de Ministros desta quinta-feira um reforço da verba prevista para as empreitadas de expansão das linhas Amarela e Rosa do Metro do Porto.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática explica, numa nota divulgada esta sexta-feira, que o prazo para apresentação de propostas terminou no dia 9, mas "todos os sete concorrentes apresentaram valores que ultrapassavam o valor base das empreitadas".

Com o reforço das verbas, o valor da empreitada para a Linha Amarela passa a ser de 130 milhões de euros, enquanto a da Linha Rosa se fixa em 235 milhões de euros. No conjunto dos dois projetos, o reforço é de 95 milhões de euros.


O Ministério do Ambiente diz ainda que a Metro do Porto lançará um novo concurso a 18 de março, de modo a que as duas empreitadas sejam concluídas antes do final de 2023, utilizando em pleno os fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)


A extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros, que ligarão Santo Ovídio a Vila d’Este. Já na Linha Rosa a empreitada permitirá a construção de mais quatro estações e de cerca de três quilómetros de via, ligando a Praça da Liberdade à Casa da Música e servindo o Hospital de Santo António.

Ver comentários
Saber mais transportes metro do porto
Mais lidas
Outras Notícias