Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IP consigna obra para o metrobus do Mondego em setembro

A empreitada de adaptação da infraestrutura do Sistema de Mobilidade do Mondego vai ser consignada no próximo mês ao consórcio da Comsa por 23,7 milhões de euros.

Pedro Catarino
Negócios 06 de Agosto de 2020 às 15:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai consignar ao consórcio da Comsa e Fergrupo a empreitada de adaptação da infraestrutura do troço suburbano do Sistema de Mobilidade do Mondego, entre Alto de São João e Serpins, no início de setembro, anunciou a empresa liderada por António Laranjo (na foto) em comunicado, onde dá nota da obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas.

O Sistema de Mobilidade do Mondego consiste na implementação de um metrobus com tração elétrica a baterias no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, constituindo-se como o futuro sistema de mobilidade da região de Coimbra, salienta a IP.

A empreitada será consignada por 23,7 milhões de euros e terá um prazo de execução 18 meses.

A obra consiste num conjunto de intervenções como o reperfilamento da plataforma e pavimentação, a desmatação e consolidação dos taludes e o melhoramento do sistema de drenagem. Inclui ainda, entre outros, 17 paragens de via dupla para cruzamento de veículos e plataformas de passageiros, cinco rotundas de inversão de marcha junto das estações términus, 13 pontes e pontões com alargamento do perfil transversal e sete túneis com intervenção de pavimentação, iluminação e sistemas acessórios.

A IP refere ainda, no mesmo comunicado, que a prestação de serviços de assessoria, fiscalização e coordenação de segurança em obra foi adjudicada por 1,4 milhões de euros.

Os contratos integram a candidatura aprovada pelo POSEUR, estando previsto um financiamento comunitário de 67,23%.

 

Ver comentários
Saber mais sistema de mobilidade do Mondego transportes Infraestruturas de Portugal Comsa
Mais lidas
Outras Notícias