Transportes Lisboa e Porto já podem criar empresas locais para articular redes de transportes públicos

Lisboa e Porto já podem criar empresas locais para articular redes de transportes públicos

A área metropolitana de Lisboa e do Porto vão poder criar empresas locais de transporte que vão permitir ter sistemas de bilhética integrados e articular as redes dos transportes públicos.
Lisboa e Porto já podem criar empresas locais para articular redes de transportes públicos
Miguel Baltazar
Sara Ribeiro 22 de agosto de 2019 às 12:02

A área metropolitana de Lisboa e do Porto vão poder constituir empresas locais de mobilidade e transportes. O objetivo é que estas entidades permitam desenvolver um sistema de bilhética integrado para todos os operadores, bem como a articulação das redes e linhas dos transportes públicos, de acordo com o decreto-lei publicado esta quinta-feira, 22 de agosto.

"As empresas constituídas ao abrigo do presente decreto-lei têm por objeto social o desenvolvimento, a disponibilização e a gestão de um sistema de bilhética integrado para todos os operadores do serviço público de transporte de passageiros na respetiva AM [área metropolitana] ", lê-se no documento.

Além disso, também vão ter como missão apoiar a respetiva área metropolitana "na organização, planeamento, desenvolvimento e articulação das redes e linhas do serviço público de transporte de passageiros, bem como dos equipamentos e infraestruturas a ele dedicados".

As alterações, que entram em vigor esta sexta-feira, preveem ainda a dissolução e liquidação da OTLIS - Operadores de Transportes da Região de Lisboa e da TIP - Transportes Intermodais do Porto e a passagem das suas competência e trabalhadores para as novas empresas locais.

A publicação deste decreto abre assim a porta à implementação da Carris Metropolitana, a operadora que vai reunir as empresas de transporte público rodoviário dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa, como tinha sido anunciado em outubro do ano passado.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI