Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Metro de Lisboa adjudica segunda obra de expansão à Mota-Engil

A empreitada de prolongamento da linha entre as estações de Santos e Cais do Sodré, que integra o projeto de construção da linha circular, tem previsto um investimento de 73,5 milhões de euros.

Metro de Lisboa derrapa para 2024
Miguel Baltazar
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 04 de Setembro de 2020 às 10:50
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...

O Metropolitano de Lisboa aprovou esta quinta-feira, 3 de setembro, a adjudicação da empreitada de prolongamento das linhas amarela e verde entre as estações de Santos e Cais e Sodré, prevista no seu plano de expansão, ao agrupamento da Mota-Engil e Spie Batignolles por 73,5 milhões de euros.

A empresa pública anunciou esta sexta-feira em comunicado a decisão de adjudicar o segundo lote do projeto que prevê a criação de uma linha circular, depois de em maio ter assinado o contrato para a obra entre as estações do Rato e Santos com a Zagope, no valor de 48,6 milhões de euros. 


Em comunicado, o Metro de Lisboa diz agora sobre a obra ganha pelo agrupamento da Mota-Engil que "a assinatura do contrato ocorrerá decorridos os prazos legais e a tramitação subsequente, nos termos do regime fixado no Código dos Contratos Públicos".

O prazo de execução desta empreitada é de 960 dias de calendário, contados da data da respetiva consignação, que só poderá ocorrer após obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas.


O concurso para este segundo lote teve de ser relançado depois de o primeiro procedimento ter ficado deserto pelo facto de as duas propostas entregues então, da Mota-Engil e da Teixeira Duarte, terem sido superiores ao preço base.


No total, o investimento previsto para esta fase de expansão do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 milhões de euros, cofinanciado em 127,2 milhões pelo Fundo Ambiental e em 83 milhões pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ver comentários
Saber mais metro de Lisboa transportes Mota-Engil
Outras Notícias