Metro de Lisboa não está a equacionar circulação à noite
A realização dos trabalhos de manutenção não permite que o Metro de Lisboa estenda a circulação de comboios entre a 1h e as 6h30, diz a empresa. Há um mês, o Metro do Porto optou por uma circulação ininterrupta em duas linhas.
O Metro de Lisboa não está a estudar, neste momento, a circulação de comboios durante o período nocturno e de madrugada, como fez o Metro do Porto em duas linhas aos fins-de-semana.
"Essa situação não está a ser equacionada por motivos operacionais", indica fonte oficial da empresa que gere as quatro linhas do transporte ferroviário subterrâneo em Lisboa, em respostas a perguntas do Negócios.
Os motivos operacionais explicam-se pelo facto de ser "durante o período nocturno que se realiza a maior parte dos trabalhos de manutenção". Em Lisboa, o metropolitano funciona entre as 6h30 da manhã e a 1h00 da noite.
Há cerca de um mês, a 11 de Julho, o Metro do Porto decidiu que duas linhas iriam funcionar sem interrupções: a amarela, entre Santo Ovídio e o Hospital de São João; e a azul, entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora. Uma iniciativa no âmbito do projecto "Move Porto", que envolve também o reforço da oferta de autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
No site oficial, o Metro do Porto diz que, com esta iniciativa, se junta "a cidades com serviço nocturno de metro, como Nova Iorque, Barcelona, Viena ou Berlim".
O que, para já, não se irá repetir em Lisboa no Metro, que se encontra em fusão operacional com a Carris. Há mais de um ano que a empresa está sem um presidente, depois da saída de José Silva Rodrigues na sequência do caso "swaps".
Mais lidas