pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"É melhor ter acordo do que não ter", assume Calheiros sobre via verde para imigração

A concordância não foi a 100%, mas Francisco Calheiros assinou as regras da via verde para a imigração pela Confederação do Turismo. Já com "bastantes pedidos" de empresas, o responsável tem dúvidas em relação à celeridade do processo.

A carregar o vídeo ...
19 de Abril de 2025 às 21:00

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, assinou a via verde para a imigração, considerando ser uma boa medida, apesar de algumas inconcordâncias, nomeadamente na questão da habitação. 

Em entrevista ao programa Conversa Capital da Antena 1 e do Negócios, Francisco Calheiros assume que o esquema em desenho não é "perfeito", mas que é melhor do que uma folha em branco que nada impõe às filas de estrangeiros à porta da AIMA.

"É melhor ter um acordo do que não ter", disse Calheiros, garantindo que já recolheram "bastantes pedidos" de empresas do setor do turismo disponíveis para aderir ao sistema da via rápida para a contratação de mão de obra estrangeira. 

Ainda que a considere uma boa medida, o presidente da CTP mostra reservas em relação à possibilidade de serem dadas autorizações num espaço de 20 dias.

Também devido à cláusula da habitação, Francisco Calheiros mostrou-se de pé atrás, uma vez que as empresas ligadas ao setor, nomeadamente hotéis, são obrigadas a fornecer habitação para quem vai trabalhar ao abrigo do programa. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio