Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia
Ao minuto02.11.2022

Rússia usa tecnologia para aumentar terror, denuncia Olena Zelenska. Web Summit oficialmente aberta

Acompanhe aqui os principais momentos da noite de abertura da edição de 2022 da Web Summit, que arranca esta terça-feira, 1 de novembro.

Miguel A. Lopes / Lusa
Marta Velho martavelho@negocios.pt 01 de Novembro de 2022 às 20:38
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
01.11.2022

Web Summit oficialmente aberta

Após a intervenção de Olena Zelenska, e ladeado pela primeira-dama da Ucrânia, o Ministro da Economia português e o presidente da Câmara de Lisboa, Paddy Cosgrave declarou a Web Summit oficialmente aberta.

António Costa apesar de ter estado sempre no programa, não compareceu na noite inaugural.

"Vemo-nos amanhã", despediu-se o CEO do evento.

01.11.2022

A Rússia está a usar a tecnologia para aumentar o terror, diz Olena Zelenska

A última oradora da noite foi a primeira dama da Ucrânia. Olena Zelenska denunciou que Moscovo está a usar tecnologia para aumentar a opressão na Ucrânia.

"A tecnologia pode mudar o mundo. Vocês podem decidir qual o rumo que a tecnologia pode tomar. A Rússia está a usá-la para o terror", indicou a mulher de Zelensky, mostrando imagens de destruição provocada por mísseis e drones do exército de Putin.

Olena Zelenska deixou um apelo aos participantes. "A tecnologia pode ajudar em vez de destruir. Por isso ajudem-nos".

Leia mais aqui.

01.11.2022

"Parem de financiar oligarcas russos", pediu Paddy Cosgrave

"Parem de apoiar financeiramente os oligarcas russos. É a forma da Irlanda poder ajudar a Ucrânia."

Paddy Cosgrave teve o seu momento de intervenção antes de anunciar a última oradora da noite: Olena Zelenska. O irlandês denunciou que Dublin tem feito pouco para livrar o país de dinheiro russo, dando alguns exemplos.

01.11.2022

Várias iniciativas ambientais da Apple ainda não são suficientes, admitiu Lisa Jackson

Depois de uma breve intervenção com o público - com um participante a ganhar um "bilhete dourado" - subiu ao palco Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple.

Assumindo-se como comprometida com a luta contra as alterações climáticas, a responsável indicou algumas iniciativas da Apple: o uso de energia renovável, a meta da neutralidade carbónica, a eficiência dos processo. "Mas não é suficiente", reconheceu.

Lisa Jackson enfantizou que o trabalho com as comunidades é o que tem tido mais impacto e, neste momento, uma das suas prioridades.

01.11.2022

CEO da Binance defende criptomoedas. "O mundo é que está a mudar"

"As criptomoedas estão estáveis. O mundo é que está a mudar". Foi a mensagem principal de Changpeng Zhao, CEO da Binance, no palco da Web Summit esta terça-feira, quando questionado sobre o crash que estes ativos viveram este ano.

O responsável acredita que, olhando para um horizonte de dez anos - e tomando a bitcoin como exemplo -, os ativos cripto registaram quedas em alguns anos específicos, mas conseguiram sempre recuperar. "É preciso educar os investidores para o risco", sublinhou.

01.11.2022

Governo tem 90 milhões para vouchers verdes e para startups

O Governo vai lançar nos próximos dias um programa de vouchers verdes e para startups, no valor total de 90 milhões de euros, indicou em palco o ministro da Economia.

"Web Summit é o love affair da cidade", indicou António Costa Silva na sua intervenção.

O ministro da Economia enalteceu o ecossistema tecnológico e inovador do país, indicando que a relação entre o governo português e a Web Summit é "uma situação em que todos ganham".

Costa Silva falou também da lei das startups que o Governo está para lançar em breve, prometendo um dos melhores regimes fiscais do setor.

Notícia atualizada com o valor corrigido

01.11.2022

O sonho de Moedas que se tornou realidade: a Fábrica de Unicórnios

Carlos Moedas é o primeiro orador a subir ao palco da Web Summit. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa centrou a sua intervenção na recentemente apresentada Fábrica de Unicórnios, que vai operar no Hub Criativo do Beato.

"No ano passado estava neste mesmo palco a falar da minha visão para a cidade de Lisboa", indicou, elencando algumas das suas medidas - como transportes públicos gratuitos, as medidas para os mais velhos e a meta da neutralidade carbónica para 2030. "Falei também do meu sonho de ter uma Fábrica de Unicórnios em Lisboa e no dia a seguir fui ridicularizado."

"Um ano depois, venho aqui anunciar que a Fábrica de Unicórnios de Lisboa é uma realidade", sublinhou Carlos Moedas.

01.11.2022

Paddy Cosgrave dá as boas-vindas ao maior número de sempre de participantes na Web Summit

"Finalmente aqui estamos." Paddy Cosgrave volta ao palco para dar o tiro de arranque da edição de 2022 da Web Summit.

O CEO do evento deu aos boas vindas àquele que é o maior número de sempre de participantes. "E temos o maior número de sempre de pessoas do Brasil, façam barulho", pediu, referindo a eleição recente de Lula da Silva, entre aplausos e alguns apupos.

Paddy Cosgrave indicou também que, nesta edição, está o maior número de sempre de participantes e startups da Ucrânia e mencionou que, de uma pandemia, a Europa passou para uma guerra.

O CEO falou ainda da mulher, do filho e até da mãe, que está pela primeira vez em Lisboa. Pediu ao público para se apresentar às pessoas do lado. E passou a palavra a Carlos Moedas.

01.11.2022

Paddy Cosgrave sobe ao palco e pede mais 15 minutos

"Boa noite Portugal. Como estão todos?"

Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, subiu ao palco, mas em vez do habitual discurso de arranque do evento, frisou a ocorrência de problemas técnicos e pediu mais 15 minutos para que tudo se resolva.

"Prometo que vai valer a pena a espera", indicou antes de sair.

01.11.2022

Público tranquilo e à espera. Twitter debate o que terá acontecido.

Com o arranque da Web Summit parado para uma verificação de segurança, há muita especulação no Twitter sobre o que poderá ter acontecido.

A hipótese mais acolhida é a de que um dos drones que filma o evento terá colidido com uma coluna de som.

Pelo público no Altice Arena, o ambiente está tranquilo. As pessoas conversam e fazem a onda. Entretanto, a noite de abertura seguramente irá derrapar no horário.

01.11.2022

Susto com coluna de som interrompe arranque da Web Summit

Com a última ronda de startups em palco, um problema numa coluna de som que parece ter-se desprendido provocou uns instantes de pânico no público sentado em baixo, que começou a levantar-se e a fugir do local.

Imediatamente, as apresentações foram suspensas e, neste momento, perante alguma agitação, a organização está a tentar avaliar e resolver a situação. 

Em palco, um membro da organização pediu aos participantes para permanecerem sentados, pediu desculpa pelo sucedido e referiu que o programa retomaria em breve.

01.11.2022

Startups apresentam-se em palco antes do arranque

Como habitual todos os anos, no compasso de espera para o arranque oficial da noite de abertura em palco - e enquanto milhares de pessoas vão entrando no recinto de forma ordeira - várias startups sobem ao palco, para apresentar os seus projetos.

A qualquer altura, chegará Paddy Cosgrave - o CEO da cimeira - para as boas-vindas aos participantes. Este ano esperam-se mais de 70 mil pessoas.

01.11.2022

Olena Zelenska é a cabeça de cartaz da noite de abertura

A primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, vai ser o destaque principal da noite inaugural da Web Summit.

O nome do cabeça de cartaz foi divulgado durante a tarde por Paddy Cosgrave, no Twitter, depois de várias semanas de secretismo e especulação.

Leia mais aqui.

01.11.2022

Portas abertas. É o tiro de partida da Web Summit, edição 2022

As portas da Web Summit foram abertas às 16:00, como habitualmente todos os anos. A noite inaugural vai ter lugar apenas no palco da Altice Arena e nos arredores do pavilhão filas de multidão acumulam-se pelas ruas do Parque das Nações.

Entre os nomes fortes do dia, temos a primeira dama da Ucrânia, o CEO da Binance e o primeiro-ministro português.

Ver comentários
Saber mais Web Summit economia negócios e finanças tecnologia
Outras Notícias