Homem mais rico da Colômbia ganha três mil milhões com setor financeiro
As ações das empresas que compõem a holding financeira de Sarmiento registaram o melhor desempenho do índice de referência Colcap do país, liderado pela Corporación Financiera Colombiana, uma empresa de investimentos conhecida como Corficolombiana, com um impressionante retorno de mais de 100%. O Banco de Bogotá e o Grupo Aval não se saíram mal, com retornos de cerca de 60% e 40%, bem à frente da subida de 26% do Colcap.
PUB
A valorização das ações elevou o património líquido de Sarmiento Angulo em cerca de três mil milhões de dólares, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg. O fundador do Grupo Aval, de 86 anos, é a pessoa mais rica da Colômbia, com uma fortuna estimada em 12,2 mil milhões de dólares.
O desempenho marca uma guinada em relação ao ano anterior, quando investidores venderam as ações após uma série de más notícias, incluindo a informação de que o Departamento de Justiça dos EUA havia aberto uma investigação sobre uma estrada envolvida num escândalo na qual a Corficolombiana era investidora minoritária. Embora a investigação esteja em andamento, os investidores foram atraídos pelos sólidos resultados financeiros apresentados pelas empresas, revelou Carlos Enrique Rodriguez, diretor de research da corretora Ultraserfinco, com sede em Bogotá.
PUB
Segundo Rodriguez, a economia continuará a ser puxada pelo consumo. O responsável espera um desempenho semelhante em 2020, com crescimento de dois dígitos do lucro líquido. As ações financeiras estão entre as suas preferidas para 2020. "Os fundamentos para estas empresas são bastante sólidos."
PUB
(Texto original: Colombia’s Richest Man Adds $3 Billion to Bank Fortune in Rally)
Saber mais sobre...
Saber mais Colômbia Luis Carlos Sarmiento Angulo Banco de Bogotá Colcap Corficolombiana Grupo AvalMais lidas
O Negócios recomenda