Norges Bank reforça nos CTT e ultrapassa a fasquia dos 4%

No dia do reforço do Norges Bank, as ações dos CTT-Correios de Portugal valorizaram um máximo de 4,76% para os 3,388 euros, o que representou um máximo desde dezembro de 2018. 
Norges Bank
Bloomberg
Ana Batalha Oliveira 13 de Janeiro de 2020 às 19:24

O Norges Bank, que gere o maior fundo soberano do mundo – o da Noruega –, passou a deter uma participação de 4,05% nos CTT a 9 de janeiro, informou em comunicado à CMVM a operadora de correios nacional.

PUB

 

Os CTT encerraram a sessão desta segunda-feira a ceder 0,85% para 3,252 euros. No dia do reforço do Norges Bank,as ações dos CTT-Correios de Portugal valorizaram um máximo de 4,76% para os 3,388 euros por ação, o que representou um máximo desde dezembro de 2018. 

PUB

Nessa sessão, foram negociadas 940.135 ações, um número muito acima do volume de negociação médio diário dos últimos seis meses,de 625.629 ações.

A impulsionar os títulos da cotada tem estado também a redução de posições curtas, comentou, na altura, Steven Santos, analista do banco BiG.

A Noruega conta com dois fundos soberanos, o Government Pension Fund Global e o Government Pension Fund Norway.

PUB

 

O primeiro é uma continuação do chamado "Fundo de Petróleo" e o Ministério das Finanças é o responsável pela sua gestão – mas a gestão operacional está delegada no banco central do país, o Norges Bank.

 

PUB

As receitas deste fundo provêm do rendimento total que o governo norueguês obtém com as atividades petrolíferas e do retorno sobre os investimentos do fundo.

 

Já o segundo tem menor dimensão e é um fundo nacional, estando limitado a investimentos noruegueses e escandinavos – sendo por isso um acionista de relevo em muitas das grandes empresas norueguesas. A sua gestão operacional está delegada no National Insurance Scheme Fund.

PUB
Pub
Pub
Pub