Passagem de participação do BES faz disparar acções da PT
A forte subida de mais de 9% da Portugal Telecom (PT), que levou os títulos da operadora liderada por Zeinal Bava a máximos de Maio de 2008, foi despoletada pela passagem de um bloco de acções. Este negócio foi realizado pelo BES, que realocou parte da sua posição da PT na “holding” Avistar.
PUB
O Negócios apurou junto de fontes do mercado que esta transacção de 62 milhões de títulos, realizada às 9h21 foi efectuada pelo banco liderado por Ricardo Salgado. O bloco de acções teve como destino a Avistar, “holding” que agregará algumas das principais participações estratégicas detidas pelo banco.
Recorde-se que o BES informou, em comunicado à CMVM, no final de Agosto, que esta “holding” com sede em Portugal, e que terá um capital social de 100 milhões de euros, irá agrupar algumas das principais participações estratégicas detidas pelo BES, em particular na Portugal Telecom, EDP e Banco Bradesco.
PUB
O BES detém, actualmente, um total de 84 milhões de acções da PT, representativas de 9,34% do capital social. Parte destes títulos são detidos directamente pelo banco, estando o remanescente na posse de fundos de investimento da instituição. Do total, 62 milhões de acções passaram para a Avistar.
O negócio teve um grande impacto na negociação da PT, ainda que o preço da operação não tenha sido muito superior aos preços do mercado. Foi essencialmente o volume que despoletou uma série de ordens automáticas, levando as acções da operadora liderada por Zeinal Bava a valorizar mais de 9%.
A PT chegou a subir 9,29% até ao máximo desde Maio de 2008, com as acções a cotar nos 8,07 euros. Os títulos já corrigiram, entretanto, mas seguem com tendência positiva, seguindo a valorizar 1,84% para 7,52 euros, um ganho que está a contribuir para a subida do PSI-20.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda