"Stock" de poupanças nos certificados cai há seis meses consecutivos
As famílias estão a tirar poupanças dos produtos do Estado há seis meses. Os dados do Banco de Portugal divulgados esta sexta-feira mostram que, no mês passado, o "stock" conjunto de certificados de aforro (CA) e certificados do Tesouro (CT) recuou para 44.706,65 milhões de euros, o que representa uma queda de 170 milhões face a janeiro. Até agosto do ano passado, o dinheiro que entrava em certificados de aforro mais do que compensava a saída registada nos certificados do Tesouro, mas tal deixou de acontecer, o que levou a uma redução do montante total destes dois produtos desde setembro. A tendência manteve-se ao longo dos últimos quatro meses do ano passado e transitou também para o início de 2024.
PUB
Até agosto do ano passado, o dinheiro que entrava em certificados de aforro mais do que compensava a saída registada nos certificados do Tesouro, mas tal deixou de acontecer, o que levou a uma redução do montante total destes dois produtos desde setembro. A tendência manteve-se ao longo dos últimos quatro meses do ano passado e transitou também para o início de 2024.
Já no caso do "stock" de certificados do Tesouro houve uma nova redução para 10.690,51 milhões de euros, menos 143,87 milhões de euros do que no mês anterior. A tendência de quebra verifica-se desde novembro de 2021.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda