Trump cria reserva de minerais críticos de 12 mil milhões de dólares para combater domínio da China
A Administração dos EUA deverá anunciar que vai lançar uma reserva de minerais críticos no valor de 12 mil milhões de dólares, de forma a criar "stocks" domésticos daquilo a que a Casa Branca chama de "matérias-primas" essenciais do país, que poderão depois ser utilizadas na produção, por exemplo, automóvel e tecnológica.
A notícia foi avançada esta segunda-feira pela Bloomberg, que diz ainda que Donald Trump deverá dar a conhecer o "Project Vault" em breve. A medida deverá receber 10 mil milhões do Banco de Exportação e Importação dos EUA (Exim), em forma de financiamento de dívida. Os restantes 1,67 mil milhões advêm de capital privado.
PUB
O objetivo da Casa Branca é simples: combater o domínio da China neste campo, bem como apoiar as fabricantes norte-americanas em caso de escassez e emergências destes minerais. O projeto vai passar por adquirir minerais essenciais, como terras raras, cobre e lítio, que serão fornecidos por três empresas parceiras (Traxys, Mercuria e Hartree Partners).
O Exim, que deverá marcar presença no conselho de Administração do Vault, afirmou que a iniciativa "protegerá os fabricantes nacionais de choques de abastecimento, apoiará a produção e o processamento de matérias-primas críticas nos EUA e fortalecerá o setor de minerais críticos dos Estados Unidos", cita o Financial Times.
A verdade é que a China lidera as cadeias de abastecimento de diversos minerais críticos. No ano passado, Pequim intensificou a instrumentalização do setor, restringindo as exportações de alguns materiais, incluindo terras raras - abrindo uma guerra com Trump.
PUB
Algumas empresas já fizeram questão de entrar na "lista de espera". É o caso da Lockheed Martin, da General Motors, da Google (da Alphabet) e da fabricante de baterias, Clarios. Para já, vão pagar uma taxa que lhes garante o direito de retirar minerais do "stock" em situações de emergência e quando tiverem dificuldades em obter os materiais em mercado aberto.
Sem previsões para gerar lucro, o Vault deverá construir depósitos estratégicos, que comportem abastecimento suficiente para cerca de 60 dias.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões China Donald Trump Estados Unidos Casa Branca Google General Motors Alphabet Inc. Lockheed MartinO espanto que é espantoso
O choradinho habitual
Mais lidas
O Negócios recomenda