Acções da Mota-Engil suspensas em bolsa

As acções da Mota-Engil foram suspensas de negociação, antes da abertura do mercado, à espera de informação relevante sobre a venda de participação accionista por parte da família Mota.
Sara Antunes e Diogo Cavaleiro 26 de Fevereiro de 2014 às 07:59

As acções da Mota-Engil estão suspensas de negociação, à espera que seja revelada informação relevante, de acordo com a Eurontext, gestora da bolsa nacional. A suspensão foi determinada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), confirmou o Negócios junto de fonte oficial do regulador do mercado de capitais.

PUB

Em causa está o anúncio feito na terça-feira, 25 de Fevereiro, que revelou que o maior accionista da Mota-Engil e a construtora vão colocar no mercado 16,8% do capital da empresa, numa operação que visa alargar a base de investidores e reforçar a liquidez e “free float” dos títulos.

 

PUB

A família continuará a controlar mais de metade do capital, mesmo depois desta operação. A Mota-Engil anunciou que, em conjunto com o seu maior accionista, decidiu colocar acções da empresa no mercado através de uma operação de venda a investidores institucionais, num designado "acelerated bookbuilding", operação feita de forma rápida em que os bancos responsáveis encontram compradores para determinadas acções. Neste caso, o banco coordenador é o Credit Suisse, auxiliado pelo BESI, Caixa BI e BCP.

 

PUB

Essa operação estará a decorrer esta quarta-feira e a suspensão determinada pela CMVM deverá manter-se até à sua conclusão.

 

PUB

No total, o objectivo é colocar no mercado 34,3 milhões de acções da Mota-Engil, que equivalem a 16,8% do capital da empresa.

 

PUB

Na sessão de terça-feira, os títulos da Mota-Engil subiram 1,95% e terminaram a negociar nos 5,173 euros. Foi o valor de fecho mais elevado desde 16 de Janeiro, altura em que os títulos da construtora deixaram de dar direito à entrada no capital da subsidiária africana, que deverá ficar cotada autonomamente até ao final do primeiro semestre.

 

Tendo em conta este valor, o encaixe possível total para a família Mota seria de até 120 milhões de euros, a acrescentar 57,4 milhões conseguidos com a venda de acções próprias. Contudo, neste tipo de operações, costuma haver um ligeiro desconto face ao preço praticado. 

PUB

 

(Notícia actualizada com mais informações às 8h22)

Saber mais sobre...
Saber mais Mota-Engil
Pub
Pub
Pub