Ações da Trilogy Metals disparam 175% em "pre-market" após investimento dos EUA
As ações da empresa canadiana de mineração Trilogy Metals registavam um salto de 176% às 10:41 horas da manhã desta terça-feira, na negociação antes da abertura das bolsas de Wall Street. Esta "explosão", que coloca o preço de cada ação nos 5,770 dólares, muito acima dos 2,090 dólares do valor de fecho na sessão de segunda-feira, acontece após o Governo americano ter comprado uma participação de 10% na mineradora.
O valor coloca a empresa a negociar em máximos históricos, ultrapassando os quatro dólares por ação que a empresa chegou a negociar quando entrou na bolsa de valores de Nova Iorque em 2012. Já durante esta manhã, a valorização máxima das ações chegou a ser de 214% no "pre-market".
PUB
Este investimento americano dá ainda mais "gás" às ações da empresa mineradora canadiana, que até ao fecho de segunda-feira já registava uma valorização positiva de 73% desde o início do ano. De recordar que desde que Donald Trump iniciou o segundo mandato como Presidente dos EUA, as matérias-primas voltaram a estar em destaque, seja pela procura de maior independência face à China na exploração de recursos considerados críticos para várias indústrias, seja pela aplicação de tarifas sobre metais, como o cobre.
A administração norte-americana investiu 35,6 milhões de dólares (cerca de 30,5 milhões de euros ao câmbio atual) por troca de 10% das ações da empresa. O acordo prevê ainda a possibilidade de aumentar a participação na empresa em mais 7,5%. O objetivo deste investimento foi dar uma injeção de capital à empresa para suportar a exploração de minerais, com destaque para o cobre, num projeto no Alasca, nos EUA.
Nesta zona de exploração, conhecida como distrito de Ambler, existem ainda depósitos de cobalto, gálio e germânio. A administração Trump autorizou ainda o projeto Ambler Road, que prevê a construção de uma estrada para a zona de exploração, um projeto que tinha sido rejeitado pelo seu antecessor, Joe Biden, devido ao impacto ambiental que a exploração mineira irá provocar na região.
PUB
"Estamos a fazer este investimento para garantir acesso a minerais críticos e para que a sua posse beneficie o povo americano", comentou Doug Burgum, secretário do Interior dos EUA, citado pelo Financial Times. "Estes metais são absolutamente essenciais para a indústria da defesa daqui em diante. Basta olhar para o cobre, esta é uma das localizações no país mais ricas em cobre", acrescentou.
Saber mais sobre...
Saber mais Explosão Indústria do petróleo e do gás Ações Minas Estados Unidos Donald Trump Doug Burgum Joe BidenMais lidas
O Negócios recomenda