Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Irá a subida do dólar acabar em chicotada?

09.09.2022

O dólar norte-americano tem estado em alta este verão. O iene japonês e o euro caíram para os níveis mais baixos face ao dólar em duas décadas; o euro, que vale há muito mais de um dólar, está agora próximo da paridade.

A montanha-russa dos preços da energia

15.07.2022

De momento, tudo aponta para que os preços do petróleo e do gás permaneçam elevados, apesar dos receios de uma recessão nos EUA e na Europa.

A Fed não é a única responsável pela inflação

16.05.2022

A Fed certamente tem a sua quota-parte de culpa pela grande inflação da década de 2020. Mas as fortes pressões políticas da esquerda e as análises excessivamente otimistas a uma política de endividamento ilimitado – já para não falar das genuínas incertezas sobre a inflação e as taxas de juro reais – também desempenharam um papel muito relevante.

Pode o mundo permitir-se impor à China as mesmas sanções que à Rússia?

08.04.2022

Os efeitos da desglobalização, tal como os efeitos da globalização, tendem a não ser distribuídos equitativamente. A prudência da Europa pode muito bem ter a ver com a pressão exercida por grupos de lobby que representam as regiões e indústrias que serão mais afetadas por um embargo à energia russa.

Acabaram-se os dividendos da paz?

15.03.2022

No complexo mundo de hoje em dia, com os drones, os ciberataques e os campos de batalha automatizados, a forma como os governos usam os seus orçamentos para a defesa é muito importante.

O abraço cauteloso da Fed ao dólar digital

25.02.2022

À medida que outros bancos centrais lideram a introdução de moedas digitais, alguns temem que a Fed possa vir a estar na posição de Eastman Kodak quando a fotografia digital chegou ou dos relojoeiros mecânicos suíços quando os relógios digitais se tornaram omnipresentes.

Porque está o FMI a tentar ser uma agência de ajuda?

24.01.2022

Atendendo a que o FMI está atualmente estruturado como um fundo rotativo, rapidamente ficaria sem dinheiro se perdoasse todos os seus empréstimos, como várias ONG estão sempre a pedir-lhe que faça. A única maneira de isso não acontecer era se as economias avançadas concordassem em reabastecer o poço, algo que aparentemente abominam fazer.

A sensata escolha de Biden para a Fed

29.11.2021

Não há opções fáceis para a Fed neste momento, e isso também seria certo se fosse Brainard, e não Powell, a ficar com as rédeas do banco central. Por isso, no fim de contas, há que saudar Biden por compreender que, independentemente da pressão política exercida sobre a sua Administração para controlar a Reserva Federal, foi preferível afirmar a independência do banco central – e a sua.

Será esta COP diferente?

09.11.2021

Mesmo se um imposto global sobre o carbono fosse magicamente aprovado, o mundo ainda precisaria de um mecanismo que transferisse recursos e conhecimentos para as economias em desenvolvimento.

O dilema imobiliário da China

14.10.2021

Com a taxa de desocupação de imóveis na China urbana a fixar-se atualmente nos 21%, as autoridades têm plena noção da necessidade de transferir recursos produtivos para outros setores.

De regresso aos anos 70?

03.09.2021

A humilhante derrota da América no Afeganistão é um grande passo rumo à reconstituição da tempestade perfeita que provocou uma desaceleração do crescimento e uma inflação muito elevada na década de 1970.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio