pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Se, por qualquer motivo, Trump começar a parecer fraco, será de esperar que os outros governos retaliem com as suas próprias tarifas abrangentes. A “Big Beautiful Bill” poderia agravar os danos, desencadeando um ciclo de taxas de juro mais altas, aumento da inflação e repressão financeira.

A política económica de Trump está a dar frutos?

Os investidores em obrigações estão a dar o alarme: a dívida “grande e bonita” de Trump acabará por prejudicar tanto a economia dos Estados Unidos como o dólar.

Rei Trump vs. mercado da dívida

Os decisores políticos chineses são criativos e capazes, mas alguns dos problemas atuais são da sua própria autoria. Se conseguirão encontrar uma saída para a situação atual — ou se a China se tornará mais uma vítima da armadilha do rendimento médio — continua a ser uma questão em aberto.

A China não pode gastar para sair dos problemas

Perante as ameaças de Trump e a crescente concorrência chinesa, os governos europeus fariam bem em moderar o seu entusiasmo pela regulamentação. Como diz o ditado: "Os EUA inovam, a China replica e a Europa regula".

A Europa na mira de Trump

As perspetivas para 2025 continuam fracas. Embora as economias europeias ainda possam recuperar, o estímulo keynesiano não será suficiente para sustentar um crescimento robusto.

A economia da Europa está estagnada

Desde que Biden terminou a sua campanha de reeleição e Harris começou a sua notável ascensão, os republicanos – ou, mais precisamente, Trump – parecem estar a jogar damas enquanto os democratas jogam xadrez.

Harris joga xadrez enquanto Trump joga damas

Isto significa que a afirmação de que o dólar está demasiado forte tem algum fundamento. Além do mais, isto aponta para que, muito provavelmente, Trump venha a ter sorte com o dólar, mesmo que não adote quaisquer medidas. O mesmo acontecerá no caso de Kamala Harris ganhar as eleições.

Será que o desejo de Trump de ter um dólar mais fraco se vai realizar?

Para quem acredita que a cooperação multilateral é necessária para resolver os problemas mundiais mais prementes, desde as alterações climáticas, à regulação da inteligência artificial, a crescente rivalidade entre as duas principais potências mundiais é profundamente perturbadora.

Estarão os americanos preparados para a guerra comercial EUA-China?

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio