BCP e grupo EDP atiram Lisboa para o vermelho. Impresa tomba 4%
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta segunda-feira em baixa, acompanhando a tendência das congéneres europeias. Às 08:15 horas, o PSI cedia 0,23% para os 8179,70 pontos.
A negociação em baixa estava a ser influenciada acima de tudo por três cotadas: o BCP cedia 0,90% para os 0,8420 euros por título, a EDP caía 0,36% para os 3,832 euros e a EDP Renováveis baixava 0,34% para os 11,65 euros.
PUB
No caso do BCP, o banco português acaba por não capitalizar por completo a exposição a uma mudança de recomendação, neste caso positiva, relativa ao polaco Bank Millennium, que o BCP detém em 51%. O analista do banco Citi que acompanha o banco polaco alterou a recomendação de "neutral" (o equivalente a manter) para "buy" (numa recomendação de compra). O preço-alvo do Bank Millennium foi aumentado para 17,80 zlotis por título, o que representa uma valorização face ao preço de fecho registado na sessão de sexta-feira.
Estes três pesos-pesados fazem parte do grupo de nove cotadas que no arranque da sessão estavam a negociar em terreno negativo. Três cotadas mantinham-se ainda inalteradas (Corticeira Amorim, Nos e REN), com as restantes a negociarem em terreno positivo.
O destaque do lado dos ganhos vai para a Mota-Engil, que sobe 1,60% para os 4,708 euros por título. Esta segunda-feira é a primeira negociação depois de se saber que a empresa portuguesa foi a escolhida pelos EUA para uma obra de mil milhões de dólares em África.
PUB
Também a construtora Teixeira Duarte está em alta, subindo 1,18% para os 0,688 euros por ação.
Do lado dos ganhos estão ainda a Galp (0,20%) e a Jerónimo Martins (0,40%).
Fora do índice principal, o destaque vai para as ações do grupo Impresa. No arranque da sessão, estavam a cair 4,37% para os 0,197 euros por título. Isto num contexto em que a dona dos meios de comunicação SIC e Expresso está a preparar um aumento de capital e a venda de mais de 30% das ações aos italianos da MediaForEurope. A assembleia-geral de votação do aumento de capital está marcada para o final deste mês.
PUB
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta segunda-feira, marcada por ser feriado em Portugal, aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado e bolsa Recomendação de compra Ações Títulos Energias de Portugal Lisboa Bank Millennium2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda