EDP Renováveis salta 3,6% na abertura e dá "energia" à bolsa de Lisboa
A bolsa de Lisboa começa a sessão de terça-feira em alta, subindo 1,13% para os 7.805,98 pontos. Das 16 cotadas do índice principal, 13 estão a negociar em terreno positivo.
O destaque desta manhã vai para a EDP Renováveis. O braço de energia "verde" do grupo EDP subia, às 08:15 horas, 3,63% para os 10,56 euros por ação. A justificar esta subida está o facto de a energética dinamarquesa Orsted ter ganhado um processo em tribunal que permite à empresa retomar a construção de um parque eólico na costa dos EUA e que estava quase concluído. A decisão do tribunal, que anula uma decisão do Presidente dos EUA, Donald Trump, dá assim melhores perspetivas sobre as energéticas "verdes" que atuam nos EUA, que é o caso da EDP Renováveis.
PUB
Por consequência, a casa-mãe EDP também está com ganhos expressivos, subindo 1,89% para os 3,943 euros por ação.
A seguir em alta está também a construtora Teixeira Duarte. Depois de um dia "vermelho", naquele que foi o regresso ao índice principal da bolsa de Lisboa, tendo caído 8,2%, a empresa segue esta terça-feira a ganhar 2,50% para os 0,574 euros por ação.
BCP (1,38%), Mota-Engil (1,33%), Galp (0,25%) e Jerónimo Martins (0,39%) também registam ganhos no arranque da sessão.
PUB
A negociar em terreno negativo estão apenas três cotadas: Ibersol (- 0,49%), Sonae (- 0,30%) e Corticeira Amorim (- 0,28%).
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta terça-feira aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais Energia eólica EDP Renováveis Lisboa Estados Unidos Energias de Portugal Donald TrumpMais lidas
O Negócios recomenda