Goldman Sachs também comprou parte da posição da Ongoing na Impresa

Além de fundos de investimento e do UBS, também o norte-americano Goldman Sachs adquiriu uma posição de 2% na dona da SIC. Goldman Sachs compra Impresa depois de ter entrado nos CTT.
Diogo Cavaleiro 23 de Janeiro de 2014 às 23:04

O Goldman Sachs passou a ser accionista de referência da Impresa. Depois de cinco fundos de investimento e do UBS, o banco norte-americano é o último grande investidor a revelar a compra de uma participação na dona da SIC, na sequência da venda protagonizada pela Ongoing.

PUB

 

A instituição presidida por Lloyd Blankfein adquiriu, a 17 de Janeiro, 3.759.512 acções representativas do capital da Impresa, ou seja, 2,24% do capital, conforme aponta um comunicado divulgado pela empresa portuguesa através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUB

 

A aquisição de acções da companhia sob comando de Pedro Norton (na foto) foi feita na sequência da venda por parte da Ongoing, que pôs fim a um conflito de há vários anos entre a proprietária do “Diário Económico” e a empresa que detém o “Expresso”.

PUB

 

Já o Goldman, depois de, em Dezembro, ter comprado uma participação de 2% nos CTT (na privatização dos Correios), assumiu agora uma posição na Impresa. Segundo aquilo que havia sido apurado pelo Negócios, as vendas da Ongoing, intermediadas pelo BPI, foram feitas a 1,30 euros por acção. O Goldman Sachs deverá ter investido 4,89 milhões de euros na operação.

PUB

 

Ao todo, a Ongoing desfaz-se de uma participação de 23,13% na Impresa, ao alienar 38.857.390 acções, mantendo ainda uma posição residual, inferior a 2%.

 

PUB

Além do Goldman Sachs, o suíço UBS ficou accionista com uma participação de 3,93%. A restante participação da empresa de Nuno Vasconcellos ficou dividida por gestoras de fundos de investimento: Otus (2,68%), Invesco (5,11%), Fil (2,98%), Henderson (2,5%) e TT International (2,47%).

 

Ou seja, haverá cerca de 1,22% do capital social da Impresa vendido pela Ongoing que estará espalhado, mas cujo detentor – ou detentores – não deverá ser conhecido, dado que só é necessário divulgar a posição superior a 2%.

PUB

A Impresa é detida, com uma posição de 50%, pela Impreger, que pertence à família de Francisco Pinto Balsemão. A empresa Madre, de António Parente, tem 4,97%, o BPI 3,7% e a angolana Newshold 3,21%.

 

As acções da empresa, cujo portefólio de publicações vai desde o semanário “Expresso” à estação de televisão SIC e à revista “Visão”, encerraram a sessão desta quinta-feira nos 1,40 euros, com uma valorização de 3,70%. Ganham 28% desde o início do ano. A empresa está avaliada, ao preço de mercado, nos 235,2 milhões de euros.

PUB

 

Estrutura accionista Impresa
Accionistas Capital social (%)
Impreger 50,31
Invesco 5,11
Madre 4,97
UBS 3,93
BPI 3,7
Newshold 3,21
Fil 2,98
Otus 2,68
Henderson 2,5
TT International 2,47
Goldman Sachs 2,24
Credit Suisse 2,22

Saber mais sobre...
Saber mais Goldman Sachs UBS Impresa Pedro Norton
Pub
Pub
Pub