Maré vermelha na bolsa de Lisboa. Galp escapa e dispara 8%, Ibersol afunda 8%

Com exceção da Galp, as restantes cotadas do PSI estão todas a registar fortes recuos.
Maré vermelha na bolsa de Lisboa. Galp escapa e dispara 8%, Ibersol afunda 8%
Miguel Baltazar
Rui da Rocha Ferreira 08:24

A bolsa de Lisboa começa a sessão desta segunda-feira, a primeira após os , em queda, com quase todas as cotadas a recuarem de forma significativa no arranque da sessão. Às 08:11 horas, o PSI cedia 1,25% para os 9.160,34 pontos.

O grande destaque do arranque da sessão vai para a Galp. Não só a petrolífera consegue escapar à "maré vermelha" que está a afetar as restantes cotadas, como as ações da empresa estão a disparar 8,42% para os 19,78 euros por título.

PUB

A Galp anunciou nesta manhã de segunda-feira os resultados de 2025, ano que encerrou com um . É uma subida de 20%, face aos lucros do ano anterior, que tinham sido de 961 milhões de euros. Neste sentido, o conselho de administração irá propor à Assembleia Geral um aumento de 4% do dividendo por ação para 0,64 euros, relativo ao exercício de 2025, tendo já sido antecipado um dividendo intercalar de 0,31 euros por ação em agosto de 2025. O dividendo será complementado por um , destinado a cancelamento, com início previsto para março de 2026.

Além dos resultados positivos, a petrolífera portuguesa beneficia também do galopar dos preços do petróleo nos mercados internacionais, que sobem perto de 9% a esta hora.

Tirando a Galp, as restantes 15 cotadas do PSI estão em queda. Os pesos-pesados EDP Renováveis (-1,42%), EDP (- 1,68%), Jerónimo Martins (- 1,80%) e BCP (- 3,41%) pressionam todos a praça portuguesa.

PUB

A maior queda do arranque da sessão pertence, no entanto, ao grupo Ibersol, que cai 8,73% para 10,45 euros por título. A empresa, que opera restaurantes das marcas Pizza Hut, KFC e Taco Bell no mercado português, tem uma maior exposição aos EUA, um dos países envolvidos nos ataques deste fim de semana.

Já as construtoras Mota-Engil e Teixeira Duarte recuam ambas mais de 4%, para os 4,940 euros e 0,486 euros por título, respetivamente.

De destacar ainda a Semapa, cujas ações recuam 3,58% para os 22,70 euros. A empresa apresentou resultados na sexta-feira, já depois do fecho do mercado, sendo esta a primeira negociação de reação. A face aos 232,7 milhões apurados em 2024. A administração da , indicou a "holding" da família Queiroz Pereira.

PUB

Acompanhe a evolução dos mercados desta segunda-feira . E acompanhe a evolução da situação no Médio Oriente .

(Notícia corrigida para refletir os restaurantes que a Ibersol opera no mercado português)

Pub
Pub
Pub