Tim Cook duplica posição na Nike e ações disparam
O CEO da Apple, Tim Cook, comprou ações da Nike no valor de cerca de três milhões de dólares, o que faz com que tenha praticamente duplicado a sua aposta pessoal na fabricante de equipamento desportivo. A aquisição revela a sua confiança na estratégia de reformulação da empresa que está a ser levada a cabo pelo seu presidente executivo, Elliott Hill.
A informação foi divulgada na terça-feira, 23 de dezembro, em comunicado ao regulador do mercado. O comunicado, citado pela Reuters no dia seguinte, dava conta da compra, por parte de Tim Cook, de 50.000 ações da Nike, ao preço unitário de 58,97 dólares. O comunicado referia que Cook detinha já, com esta operação, 105.000 títulos da Nike.
PUB
O presidente executivo da fabricante de iPhones faz parte do conselho de administração da Nike desde 2005 e é o principal administrador independente da empresa desde 2016, quando o cofundador Phil Knight abandonou o cargo de “chairman”.
Os investidores gostaram da notícia e a cotada encerrou a sessão de quarta-feira a somar 4,64% para 60 dólares. No acumulado do ano, as ações recuam 18,56%.
Esta foi a maior compra de ações no mercado aberto por parte de um administrador ou executivo da Nike, afimou Jonathan Komp, analista da Baird Equity Research. “Vemos esta aquisição de Cook como um sinal positivo pelos progressos registados com o CEO Elliott Hill”, declarou à Reuters.
PUB
A compra ocorre dias depois de a Nike ter reportado margens mais fracas e uma desaceleração das vendas na China no seu segundo trimestre (e no acumulado do primeiro semestre) do ano fiscal de 2026, mesmo com Elliott Hill a tentar reavivar a procura através de novos planos de marketing e inovação focados em corrida e desporto, enquanto elimina gradualmente marcas ligadas ao “lifestyle” que têm estado em declínio.
Mais lidas
O Negócios recomenda