Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Stoxx 600 tem primeiro ganho semanal do ano

As bolsas europeias tiveram uma semana positiva, com exceção da praça lisboeta, que foi pressionada pelas quedas expressivas de pesos-pesados. Nos EUA, os mercados acionistas cederam com a inflação persistente e sinais de um endurecimento mais agressivo da política monetária da Fed.

Stoxx 600 tem primeira subida do ano

Stoxx 600 tem primeira subida do ano
O Stoxx 600 ganhou terreno no acumulado das últimas cinco sessões, marcando assim o seu primeiro ganho semanal deste ano. A sustentar a tendência esteve a ideia de que pode estar a haver alguma precipitação na aposta de uma subida dos juros do Banco Central Europeu já este ano.

PSI-20 em contraciclo

PSI-20 em contraciclo
O índice de referência português caiu 0,27% esta semana, reduzindo para 0,38% o ganho anual. O PSI-20 esteve em contraciclo com o resto da Europa, pressionado pelas quedas expressivas de pesos-pesados, como o grupo EDP e a Jerónimo Martins.

Grupo EDP lidera quedas em Lisboa

Grupo EDP lidera quedas em Lisboa
O Grupo EDP liderou as perdas da bolsa portuguesa, com um recuo superior da 6% tanto da elétrica nacional como da sua subsidiária para as renováveis, penalizadas pelo corte do preço-alvo das duas cotadas pelo JPMorgan. Ainda na energia, também a Greenvolt cedeu terreno.

Banca sustenta Stoxx600

Banca sustenta Stoxx600
A banca animou o índice de referência europeu Stoxx 600, com o setor a somar 3,98% esta semana, impulsionado pela perspetiva de subida de juros por parte dos bancos centrais. O Banco BPM e o Sabadell estiveram entre as maiores valorizações.

Tecnológicas penalizam S&P500

Tecnológicas penalizam S&P500
As tecnológicas tiveram um desempenho negativo nos EUA, com a perspetiva de aumento dos juros diretores pela Fed já em março a pressionar o setor. Estas cotadas endividaram-se fortemente nos últimos dois anos, devido às baixas taxas de juro e temem o efeito da subida das taxas de juro pelo banco central.

Inflação e Fed impulsionam dólar

Inflação e Fed impulsionam dólar
A nota verde ganhou terreno esta semana, sobretudo face ao euro, sustentada pela inflação de janeiro nos EUA, que ficou acima do esperado, o que intensificou a especulação de uma política monetária mais dura por parte da Reserva Federal.

Estatuto de valor-refúgio anima ouro

Estatuto de valor-refúgio anima ouro
Apesar de o dólar ter valorizado, o metal amarelo também conseguiu um saldo positivo na semana, sustentado sobretudo pelo tema da inflação e também pelas tensões geopolíticas. Perante a incerteza, o ouro, visto pelos investidores como um ativo-refúgio, esteve a ser mais procurado.

Juros agravam-se na Zona Euro

Juros agravam-se na Zona Euro
Os juros das dívidas públicas intensificaram na semana passado o movimento de agravamento, devido às pressões inflacionistas que continuam sem dar sinais de alívio. A “yield” da dívida soberana portuguesa com maturidade a 10 anos renovou máximos de abril de 2020.
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 12 de Fevereiro de 2022 às 09:30
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio