Ações da EDP Renováveis sobem 1,5% e dão arranque positivo ao PSI
Das 16 cotadas do índice, nove negoceiam em terreno positivo, quatro em terreno negativo e três mantêm-se ainda inalteradas.
- 4
- ...
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta terça-feira em alta, acompanhando a tendência das congéneres europeias que às 08:15 horas já apresentavam ganhos. O PSI avança 0,43% para os 8.235,24 pontos. Na sessão desta segunda-feira, a praça portuguesa tinha recuado ligeiramente.
O grande destaque desta manhã é a EDP Renováveis, com as ações da cotada a valorizarem 1,52% para os 12,03 euros. A cotada está a ser positivamente influenciada por uma decisão de uma juíza federal dos EUA que anula a ordem executiva do Presidente Donald Trump e que suspendia parques eólicos – uma tomada de posição que afeta diretamente a EDP Renováveis, que tem vários projetos de energias renováveis em curso no mercado americano. A casa-mãe EDP avança 0,42% para os 3,850 euros por título.
Lisboa tem mais duas cotadas a negociar com mais de 1% de ganhos: os CTT avançam 1,23% para os 7,41 euros, enquanto a Teixeira Duarte avança 1,18% para os 0,686 euros por título. O BCP fica perto, com uma valorização de 0,97% para os 0,8560 euros por ação.
Das 16 cotadas do índice, nove negoceiam em terreno positivo, quatro em terreno negativo e três mantêm-se ainda inalteradas (Sonae, Ibersol e Corticeira Amorim).
Entre as quedas o destaque para vai a Galp, que recua 0,72% num contexto em que o preço do petróleo nos mercados internacionais está a negociar em baixa. A maior perda do arranque da sessão é protagonizada pela Semapa, que recua 1,06% para os 16,88 euros.
A Mota-Engil, que nesta segunda-feira viu a Perbak Capital aumentar a posição a descoberto, passando de 0,58% do capital para 0,66%, segundo a informação disponibilizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), recua 0,13% para os 4,714 euros por ação. A Mota-Engil que tem estado na mira dos "short-sellers", como o Negócios noticiou recentemente.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta terça-feira aqui.
Mais lidas