Bolsa de Lisboa abre em alta. REN lidera ganhos com subida de 1,2%
Dos cinco pesos-pesados do PSI, quatro estão a negociar com subidas, o que está a impulsionar a praça portuguesa.
- 3
- ...
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta sexta-feira em alta, acompanhando a tendência das congéneres europeias que às 08:14 também já negociavam. O PSI avança 0,34% para os 8.962,39 pontos. Na sessão de quinta-feira, a praça portuguesa fechou acima da linha de água.
O destaque do arranque da sessão vai para a REN, com as ações a avançarem 1,22% para os 3,735 euros por título. Esta é a primeira negociação após a apresentação de resultados, feita nesta quinta-feira.
A REN registou um lucro de 159,8 milhões de euros em 2025, o que representa um crescimento de 4,8% face ao resultado alcançado no ano anterior. O resultado excede as expetativas dos analistas, que apontavam para um lucro de 145,3 milhões. Já o resultado operacional doméstico atingiu os 490,5 milhões de euros, mais 1,4% do que em 2024.
A administração da REN – Redes Elétricas Nacionais vai propor aos acionistas um dividendo de 0,16 euros por ação, pago em duas tranches, anunciou a empresa na apresentação de resultados de 2025, esta quinta-feira.
Dos cinco pesos-pesados do PSI, quatro estão a negociar com subidas, o que está a impulsionar a praça portuguesa. A Jerónimo Martins avança 1,03%, a EDP sobe 0,63%, a Galp valoriza 0,37% e o BCP avança ligeiros 0,07%. A única exceção entre as cotadas mais valiosas é a EDP Renováveis, que recua 0,23%.
No global, 12 cotadas negoceiam em terreno positivo e quatro em terreno negativo.
Do lado das quedas, a Sonae lidera a tabela vermelha com um recuo de 0,52%. Teixeira Duarte (- 0,42%) e CC (-0,15%) completam a lista de quedas.
Fora do índice principal, as ações da empresa, já com 30 mil títulos negociados, mantinham-se inalteradas nos 0,183 euros por título. A dona da SIC e do Expresso, que está num processo de venda de mais de 30% da empresa aos italianos da Media For Europe, fechou o ano passado com um lucro de 1,2 milhões de euros, o que compara com as perdas ajustadas de 5,5 milhões de euros registadas no exercício anterior. As receitas fixaram-se em 181,8 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 0,2% face aos 182,3 milhões alcançados em 2024.
Pode acompanhar a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui. E pode ver os mais recentes desenvolvimentos do conflito do Médio Oriente aqui.
Mais lidas